ANIVERSARIANTES DA SEMANA   

20-Otília de Araújo

20-Ednaldo Soares

21-Karina Ribeiro (E. Satiro)

24- Pr. Jedaías Rodrigues

25-Juzirene Santiago (E. Sátiro)

ANIVERSÁRIO DA ALIANÇA: No próximo sábado, dia 25/08, a partir das 18h, teremos no templo do Betel Brasileiro, no Alto do Mateus, o culto de celebração ao Senhor pelos 51 anos de organização de nossa Denominação (Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil). Os cultos distritais já foram realizados e esse do dia 25 é a comemoração nacional. Sairá um ônibus de nossa Igreja às 17.30h para levar os irmãos para participarem dessa festividade. Leve R$ 5,00 para ajudar pagar o aluguel do ônibus.

Tamanho da letra:

Vencendo as circunstâncias adversas

 
 
       Todos nós enfrentamos circunstâncias adversas na vida. Aliás, o próprio Salvador advertiu aos seus seguidores que no mundo eles teriam aflições.
      Segundo a Bíblia, o fato da pessoa ter aceitado o Evangelho e ter sido alcançada pela graça redentora de Cristo não lhe isenta de passar por lutas e provações. Tanto no Antigo como no Novo Testamento encontramos episódios em que o povo de Deus enfrentou grandes dificuldades, ora como consequência de seus próprios erros, ora provocadas por casos fortuitos, ou ainda como oposição dos inimigos do povo de Deus, ou mesmo como provação divina, isso por crentes individuais e também pela comunidade.
      Identificaremos dois episódios no Antigo Testamento e dois no Novo Testamento para consolidarmos o tema deste artigo.
      No Antigo Testamento temos o episódio em que o povo de Deus, depois passar o Mar Vermelho, teve de enfrentar uma tribo guerreira que vivia de pilhagem. Se não fora a intervenção divina o povo teria sido massacrado (Ex 17.8-13). O outro episódio é o que trata de um drama pessoal, que é o caso de Jó que “da noite para o dia” perdeu os seus bens, a família e a saúde, e ainda teve o infortúnio de ser importunado por três amigos seus que o acusavam de pecado que, segundo eles, ocasionara toda aquela tragédia.
      No Novo Testamento temos o caso de Pedro que fora aprisionado pelo fato de testemunhar da graça redentora de Cristo, e Herodes queria fazer com ele o que fizera com Tiago irmão de João, que mandara degolar, mas a Igreja fazia continua oração por ele a Deus, e o Senhor libertou a Pedro da prisão de forma miraculosa.  O outro episódio no Novo Testamento que queremos destacar é o caso de Paulo e Silas, que foram aprisionados e espancados pelo fato de terem realizado uma obra de libertação de uma jovem adivinhadora.
     Em todos esses episódios o povo de Deus e os crentes individuais saíram vitoriosos dos embates pela graça de Deus dispensada em Cristo Jesus.
     Amados irmãos, há uma promessa de Deus para aqueles que professam a fé em Cristo de que, diante dos embates e das dificuldades da vida, sairão vitoriosos. “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Co 15.57. “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo...” 2 Co 2.14. Lembramos a todos que o Deus que prometeu vitória aos Seus diante das dificuldades da vida é fiel, e os Seus olhos estão continuamente postos sobre eles para dar-lhes vitória no momento oportuno.
      Se você, irmão, estiver enfrentando dificuldades, seja de que natureza for, quer tenha sido motivada pelos seus próprios erros, ou por oposição do inimigo de nossas almas, ou ainda provocada por um fato fortuito, ou ainda por você está sofrendo por provação divina, clame ao Senhor de todo o seu coração, humilhe-se diante dele, confesse as suas falhas e confie que o Deus dos Céus, que é misericordioso, virá ao seu encontro e lhe dará vitória. Lembre-se de Pedro que estava morrendo afogado e clamou ao Senhor e o Senhor prontamente estendeu a sua poderosa mão e o livrou de uma morte certa.
      Estribemo-nos, amados, na Palavra do Senhor que disse: “... Não te deixarei, nem te desampararei. E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem” Hb 13.5,6.   
 Pr. Eudes Lopes Cavalcanti