Muitos de nós achamos a doutrina da Trindade – que Deus é três pessoas compartilhando uma natureza – difícil de entender e, francamente, um pouco embaraçosa. Além do mais, parece que conseguimos passar sem ela. Mas na realidade, a Trindade está no coração de tudo que cremos. A Trindade dá forma a verdade cristã.
O alvo deste livro é nos ajudar a ver que a doutrina da Trindade é “boas novas”, pois ensina-nos que Deus não está distante e desinteressado em envolver-se em um relacionamento vital e amoroso com sua criação. Entender melhor a doutrina da Trindade, ajuda-nos a perceber como podemos conhecer a Deus, o significado de sua encarnação em Cristo e a sua morte na cruz e a entender a nossa própria humanidade e a vida em comunidade.
Em capítulos breves e linguagem cessível, o autor Tim Chester oferece-nos uma compreensão profunda e bíblica da natureza de Deus trino, um panorama histórico sobre o desenvolvimento da doutrina da Trindade e implicações muito práticas e devocionais para nossa vida cristã.
Tim Chester é pastor da Igreja Grace in Boroughbridge, North Yorkshire, Inglaterra. É plantador de igrejas, faz parte do ministério Atos 29, fundador e um dos diretores do Seminário Porterbrook e é autor de mais de 20 livros. Tim é casado com Helen com quem tem duas filhas.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul está investigando a mostra “Queermuseu – Cartografias na Arte Brasileira” e os procuradores de Justiça Criminal responsáveis afirmaram que a proposta da exposição era “erotizar o público alvo”.
Alexandre Lipp e Sílvio Munhoz, procuradores de Justiça Criminal, divulgaram uma nota na última sexta-feira, 15 de setembro, afirmando que “a exposição [Queermuseu] tinha o nítido propósito de erotizar o público alvo e induzi-lo a tolerar condutas como orgias, zoofilia e vilipêndio a símbolos religiosos”.
A investigação foi aberta após protestos e campanhas por boicote iniciada por grupos civis e religiosos. Mais de vinte representações foram feitas junto ao Ministério Público para que delitos como vilipêndio a objeto de culto religioso (crime definido no art. 208 do Código Penal) e “apologia de crimes” fossem investigados.
O vilipêndio à fé cristã durante as edições da Parada Gay ao redor do mundo já não fica mais no campo simbólico, e agora vem acompanhado de vandalismo a templos cristãos, como aconteceu recentemnte na cidade de La Crosse, estado de Wisconsin (EUA).
Os ativistas gays que participaram da passeata picharam o templo da Cornestone Community Church com palavrões, palavras de ordem e termos sexualmente explícitos. Além da igreja, estabelecimentos comerciais tiveram paredes, portas e janelas pichados com tinta spray na cor vermelha.
A Igreja na cidade de Filipos começou com a conversão da comerciante Lídia e sua família e a do carcereiro de Filipos e sua família, conforme relato de At 16.12-40, isto na segunda viagem missionária de Paulo. Um forte vinculo de amizade se desenvolveu entre o apóstolo e aquela igreja, inclusive tornando-se ela uma parceira missionária do apóstolo enviando-lhe ajuda financeira várias vezes.
A Transcendência e a Imanência de Deus - Deus é transcendente, ou seja, Ele é excelso, está fora do alcance do homem, habita na luz inacessível, não se pode ver, é plenamente puro, absoluto e perfeito. “Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe” (Veja ainda Is 33.14; 57.15; At 17.24,25; 1 Tm 6.16; Jó 25.5; Hc 1.13; Mt 5.48...). Deus, apesar dessa transcendência, é também imanente, ou seja, habita no meio da sua criação, está próximo dela, e até dentro dos seus filhos adotivos. Com o advento de Cristo essa imanência tornou-se visível e percebível com a presença do Emanuel, Deus conosco, e do Espírito Santo na vida do crente em Jesus. “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos” Is 57.15 (Veja ainda At 17.26-28; 1 Co 3.16; 2 Co 6.16; Jo 1.1,14; Mt 1.23...).