Celebração em um templo da Igreja Católica Bizantina
Um pastor pentecostal ligado à Assembleia de Deus expressou seu descontentamento com a comercialização da fé e decidiu abandonar seu ministério e trocou de tradição cristã, filiando-se a uma igreja católica que segue o rito bizantino.
O caso do pastor Joshua Mangels, que liderava uma congregação da Assembleia de Deus na cidade de Tucson, estado do Arizona (EUA), chamou atenção ao redor do mundo por marcar o trajeto inverso que a maioria dos cristãos fazem desde a Reforma Protestante.
O anúncio de Joshua sobre sua decisão foi feito em dezembro de 2016. Na ocasião, quando comunicou a congregação, disse que os membros que desejassem poderiam acompanha-lo, e surpreendentemente, diversos fiéis fizeram a mesma escolha.
O tempo da pós-verdade, sustentado pelo mantra do amor pregado em verso e prosa na mídia, vem seduzindo cristãos e criando resistência à verdade bíblica. Diante desse cenário, o reverendo Augustus Nicodemus, da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, publicou um artigo alertando sobre os riscos dessa tendência.
Em sua reflexão, o pastor diz que não se pode “aceitar que seja falta de amor confrontar irmãos que entendemos não estarem andando na verdade”, uma vez que os apóstolos pregaram a correção de erros mesmo que isso causasse desconforto.
“Confrontar é falta de amor? Tornou-se comum evangélicos acusarem de falta de amor outros evangélicos que tomam posicionamentos firmes em questões éticas, doutrinárias e práticas. A discussão, o confronto e a exposição das posições de outros são consideradas como falta de amor […] Muitos vão dizer que essa atitude é arrogante e que ninguém é dono da verdade. Outros, contudo, entenderão que faz parte do chamamento bíblico examinar todas as coisas, reter o que é bom e rejeitar o que for falso, errado e injusto”, enfatizou.
O evangelista Marcos, como os outros evangelistas, relata que após a sua prisão, o Senhor foi levado para ser interrogado pelo Sinédrio, a suprema corte israelita composta de 70 membros, presidida pelo Sumo Sacerdote, na época Caifás. Marcos não registrou o que outro evangelista fez que foi que, antes de ser levado para o Sinédrio, Jesus foi interrogado por Anás, sogro de Caifás, que tinha sido sumo sacerdote antes dele. No interrogatório de Jesus no Sinédrio Ele é acusado falsamente por muitos, inclusive um deles dizendo que Jesus iria destruir o templo de Jerusalém e reconstruí-lo em três dias. Marcos nos revela que nenhum desses testemunhos tinha consistência.
Ageu é o primeiro do grupo dos profetas chamados profetas pós-exílio, ou seja, que profetizam após o retorno dos israelitas do cativeiro babilônico. O cativeiro babilônico durou setenta anos conforme profetizado por Jeremias. Quando os judeus retornaram a primeira providência que tomaram foi a reconstrução do templo. Só que essa reconstrução, bem como da cidade de Jerusalém mais tarde, não foi feita sem oposição dos povos que habitavam a terra de Israel na época.
Editora Hagnos
Comentários
Em casados e felizes o autor compara o casamento com uma mala velha, pesada e negativa, mas é sugestiva. Quando no casamos, levamos para casa uma mala com o nosso enxoval. Nesse enxoval, levamos não apenas roupas e material de cama, mesa e banho, mas também nossos hábitos, manias, cultura, idiossincrasias, vícios e deformidades.
Quando desfazemos essas malas e ajuntamos nossas tralhas, algumas coisas ficam sobrando, e essas coisas incomodam, e muito.
Deveríamos ser mais sensíveis ao nosso cônjuge e menos apegado a essas relíquias e antiguidades que transportamos nessa mala velha e sem alça.
Todo casamento é um campo a ser cultivado. E renúncia. Não há casamento perfeito nem casamento ideal. Não existe essa ideia de suas pessoas completamente compatíveis. Um casamento feliz é construído com inteligência, dedicação e esforço.