Rev. Carlos Calvani critica os “autointitulados apóstolos” e afirma: “Dentro de alguns dias teremos também ‘anjos’, ‘arcanjos’, ‘querubins’ e ‘serafins’

25 de abril de 2012

 

O reverendo Carlos Eduardo B. Calvani publicou artigo em tom de “desabafo” sobre os atuais seminaristas que se matriculam para formarem-se teólogos e posteriormente serem ordenados ao ministério pastoral.

Segundo Calvani, a falta de preparo atingiu um nível alarmante: “Tristemente, observo que nunca houve safras tão fracas de vocacionados como nos últimos três anos”, afirma.

O pastor anglicano e professor seminarista afirma que os “vocacionados” chegam aos estudos sem a menor base bíblica: “No início de meu ministério docente, recordo-me que os alunos chegavam aos seminários bastante preparados biblicamente, com uma visão teológica razoavelmente ampla, com conhecimentos mínimos de história do cristianismo e com uma sede intelectual muito grande por penetrar no fascinante mundo da teologia cristã. Ultimamente, porém, aqueles que se matriculam em Seminários refletem a pobreza e mediocridade teológica que tomaram conta de nossas igrejas evangélicas”, critica.

Calvani relata que “a grande maioria dos novos vocacionados chega aos Seminários influenciada pelos modismos que grassam no mundo evangélico” e lamenta que tais “modismos” levem jovens a se autointitularem “apóstolos”, e emenda: “Dentro de alguns dias teremos também ‘anjos’, ‘arcanjos’, ‘querubins’ e ‘serafins’. No dia em que inventarem o ministério de ‘semi-deus’ já não precisaremos mais sequer da Bíblia”.

O mercado gospel é apontado por Calvani como um dos fatores que modificaram a igreja e sua liturgia: “Muitas pessoas vão à Igreja muito mais por causa do ‘louvor’ do que para ouvir a Palavra que regenera, orienta e exige de nós obediência”. O reverendo lamenta o crescimento do mercado gospel aponto de “enriquecer os ‘artistas’ e insuflar seus egos”.

Calvani ironiza: “Trata-se da “xuxização” (“todo mundo batendo palma agora… todo mundo tá feliz? tá feliz!”) do mundo evangélico, liderada pelos ‘levitas’ que frequentemente aprisionam ideologicamente os ministros da Palavra”.

O reverendo anglicano alerta para o fato de que a subcultura gospel pode formar pessoas intolerantes social e religiosamente, e teme pela provável maioria evangélica na população brasileira no futuro.

“Um aluno disse-me que, no dia em que os evangélicos tomarem o poder no Brasil acabarão com o carnaval, as ‘folias de rei’, os cinemas, bares, danceterias etc. Assusta-me o fato de que o desenvolvimento dessa sub-cultura ‘gospel’ torne o mundo evangélico tão guetizado que, se um dia, realmente os evangélicos tomarem o poder na sociedade, venham a desenvolver uma espécie de ‘Talibã evangélico’. Tal como as estátuas do Buda no Afeganistão, o ‘Cristo Redentor’ estará com os dias contados”.

Confira abaixo a íntegra do artigo “Sobre levitas, apóstolos e outros modismos”, do reverendo Carlos Eduardo B. Calvani:

Sou um professor de Teologia em crise com a dificuldade que eu e outros colegas enfrentamos nos últimos anos diante dos novos seminaristas enviados para as faculdades de teologia evangélica. Tenho trabalhado como Professor em Seminários Evangélicos desde 1991 e, tristemente, observo que nunca houve safras tão fracas de vocacionados como nos últimos três anos.

No início de meu ministério docente, recordo-me que os alunos chegavam aos seminários bastante preparados biblicamente, com uma visão teológica razoavelmente ampla, com conhecimentos mínimos de história do cristianismo e com uma sede intelectual muito grande por penetrar no fascinante mundo da teologia cristã. Ultimamente, porém, aqueles que se matriculam em Seminários refletem a pobreza e mediocridade teológica que tomaram conta de nossas igrejas evangélicas.

Sempre pergunto aos calouros a respeito de suas convicções em relação ao chamado e à vocação. Pois outro dia, um calouro saiu-se com a brilhante resposta: “não passei em nenhum vestibular e comecei a sentir que Deus impedira meu acesso à universidade a fim de que eu me dedicasse ao ministério”…

A grande maioria dos novos vocacionados chega aos Seminários influenciada pelos modismos que grassam no mundo evangélico. Alguns se autodenominam “levitas”. Outros, dizem que estão ali porque são vocacionados a serem “apóstolos”. Ultimamente qualquer pessoa que canta ou toca algum instrumento na Igreja, se autodenomina “levita”. Tento fazê-los compreender que os levitas, na antiga aliança, não apenas cantavam e tocavam instrumentos no Templo, como também cuidavam da higiene e limpeza do altar dos sacrifícios (afinal, muito sangue era derramado várias vezes por dia), além de constituírem até mesmo uma espécie de “força policial” para manter a ordem nas celebrações.

Porém, hoje em dia, para os “novos levitas” basta saber tocar três acordes e fazer algumas coreografias aeróbicas durante o louvor para se sentirem com autoridade até mesmo para mudar a ordem dos cultos. Outros há, que se auto-intitulam “apóstolos”. Dentro de alguns dias teremos também “anjos”, “arcanjos”, “querubins” e “serafins”. No dia em que inventarem o ministério de “semi-deus” já não precisaremos mais sequer da Bíblia.

Nunca pensei que fosse escrever isso, pois as pessoas que me conhecem geralmente me chamam de “progressista”. Entretanto, ultimamente, ando é muito conservador. Na verdade, “saudosista” ou “nostálgico” seriam expressões melhores. Tenho saudades de um tempo em que havia um encadeamento lógico nos cultos evangélicos, em que os cânticos e hinos estavam distribuídos equilibradamente na ordem do culto. Atualmente os chamados “momentos de louvor” mais se assemelham a shows ensurdecedores ou de um sentimentalismo meloso. Pior: sobrepujam em tempo e importância a centralidade da Palavra e da Ceia nas Igrejas Protestantes. Muitas pessoas vão à Igreja muito mais por causa do “louvor” do que para ouvir a Palavra que regenera, orienta e exige de nós obediência. Percebo que alguns colegas pastores de outras igrejas freqüentemente manifestam a sensação de sentirem-se tolhidos e pressionados pelos diversos grupos de louvor. O mercado gospel cresceu muito em nosso país e, além de enriquecer os “artistas” e insuflar seus egos, passou a determinar até mesmo a “identidade” das igrejas evangélicas. Trata-se da “xuxização” (“todo mundo batendo palma agora… todo mundo tá feliz? tá feliz!”) do mundo evangélico, liderada pelos “levitas” que freqüentemente aprisionam ideologicamente os ministros da Palavra. O apóstolo Paulo dizia que a Palavra não está aprisionada. Mas, em nossos dias, os ministros da Palavra, estão – cativos da cultura gospel.

Tenho a impressão de que isso tudo é, em parte, reflexo de um antigo problema: o relacionamento do mundo evangélico com a cultura chamada “secular”. Amedrontados com as muitas opções que o “mundo” oferece, os pais preferem ter os filhos constantemente sob a mira dos olhos aos domingos, ainda que isso implique em modificar a identidade das Igrejas. E os pastores, reféns que são dos dízimos de onde retiram seus salários, rendem-se às conveniências, no estilo dos sacerdotes do Antigo Testamento. Um aluno disse-me que, no dia em que os evangélicos tomarem o poder no Brasil acabarão com o carnaval, as “folias de rei”, os cinemas, bares, danceterias etc. Assusta-me o fato de que o desenvolvimento dessa sub-cultura “gospel” torne o mundo evangélico tão guetizado que, se um dia, realmente os evangélicos tomarem o poder na sociedade, venham a desenvolver uma espécie de “Talibã evangélico”. Tal como as estátuas do Buda no Afeganistão, o “Cristo Redentor” estará com os dias contados.

Esses jovens que passam o dia ouvindo rádios gospel e lendo textos de duvidosa qualidade teológica, de repente vêm nos Seminários uma grande oportunidade de ascensão profissional e buscam em massa os seminários. Nunca houve tanta afluência de jovens nos seminários como nos últimos anos. Em um seminário em que trabalhei, os colegas diziam que a Igreja, em breve teria problemas, pois o crescimento da Igreja não era proporcional ao número de jovens que todos os anos saíam dos Seminários, aptos para o exercício do ministério. A preocupação dos colegas era: onde colocar todos esses novos pastores? Na minha ingenuidade, sugeri que seria uma grande oportunidade missionária: enviá-los para iniciarem novas comunidades em zonas rurais e na periferia das cidades. Foi então que um colega, bastante sábio, retrucou: “Eles não querem. Recusam-se! Querem as Igrejas grandes, já formadas e estabelecidas, sem problemas financeiros”.

Na maioria dos Seminários hoje, os alunos sabem o nome de todas as bandas gospel, mas não sabem quem foi Wesley, Lutero ou Calvino. Talvez até já tenham ouvido falar desses nomes, mas são para eles, como que personagens de um passado sem-importância e sobre o qual não vale a pena ler ou estudar. Talvez por isso eu e outros colegas professores nos sintamos hoje em dia como que “falando para as paredes”. Nem dá gosto mais preparar uma aula decente, pois na maioria das vezes temos sempre que “voltar aos rudimentos da fé” e dar aos vocacionados o leite que não recebem nas Igrejas. Várias vezes me vi tendo que mudar o rumo das aulas preparadas para falar de assuntos que antes discutíamos nas Escolas Dominicais. Não sei se isso acontece em todos os Seminários, mas em muitos lugares, o conteúdo e a profundidade dos temas discutidos pouco difere das aulas que ministrávamos na Escola Dominical para neófitos.

Sei que muitos que lerem esse desabafo, não concordarão em nada com o que eu disse. Mas não é a esses que me dirijo, e sim aos saudosistas como eu, nostálgicos de um tempo em que o cristianismo evangélico no Brasil era realmente referencial de uma religiosidade saudável, equilibrada e madura e em que a Palavra lida e proclamada valia muito mais que o último CD da moda.

Rev. Carlos Eduardo B. Calvani é pastor anglicano e coordenador do Centro de Estudos Anglicanos.

Fonte: Gospel+

 

Estudo afirma que os filipinos e chilenos são os povos no mundo que mais acreditam em Deus

21 de abril de 2012

 

Um estudo sobre religiões desenvolvido pelo Instituto NORC, da Universidade de Chicago, afirma que os povos que mais acreditam em Deus são os filipinos e os chilenos. De regiões onde o catolicismo é a religião predominante, 94% dos filipinos “sempre” foram fiéis a Deus, de acordo com o estudo, seguidos pelos chilenos (88%).

O estudo, divulgado no último dia 18, mostrou também que os americanos estão em terceiro lugar entre os povos que mais acreditam em Deus, com 81% de sua população. Israel e Chipre completam a lista dos cinco países com maioria dos moradores crentes a Deus, em quarto e quinto lugar, respectivamente. A maioria dos países “com fé” são nações em desenvolvimento e com forte presença católica, afirma o relatório da pesquisa.

O estudo mostrou ainda que nas últimas posições aparecem os alemães da antiga Alemanha Oriental (13%) e os checos (20%), e que a crença em Deus vem diminuindo em todo o mundo, com exceção da Rússia, Eslovênia e Israel. O país com o maior número de ateus é a antiga Alemanha Oriental, com 59% da população descrente, seguidos dos demais países escandinavos e integrantes do bloco comunista do leste europeu, com exceção da Polônia.

A pesquisa se baseou em estudos internacionais realizados em trinta países em 1991, 1998 e 2008.

O relatório da pesquisa mostrou também que a presença da fé é maior entre os idosos. Segundo o The Christian Post, o relatório mostrou que a crença na existência de Deus é maior entre as pessoas que já passaram dos 68 anos, e chega a cair para 23% entre as pessoas entre as pessoas de 27 anos ou menos.

Uma pesquisa semelhante, feita no Brasil pela Instituição Ipsos em abril do ano passado, mostrou que 84% dos brasileiros acreditam em Deus, e que 28% acreditam no paraíso e no inferno.

Sobre a relação dos brasileiros com a religião, uma pesquisa da Datafolha relatou também que 59% dos brasileiros acreditam ao mesmo tempo em Deus e na teoria de Darwin, que é contrária à Bíblia.

Fonte: Gospel+

Ministério Público estipula prazo para que professora que orava antes das aulas se explique sobre a prática

10 de Abril de 2012

 

A professora de História Roseli Tadeu Tavares Santana e a direção da Escola Estadual Antônio Caputo, no Riacho Grande, em São Bernardo, receberam do Mistério Público um prazo de 15 dias para que expliquem o uso feito pela professora de parte da aula para orar com os alunos.

A prática adotada por Roseli, que é evangélica, teria incentivado atos de bullying contra um estudante de 15 anos, adepto do candomblé.

Os pais do garoto, sacerdotes da religião afro-brasileira, e a Afecab (Associação Federativa da Cultura e Cultos Afro-Brasileiros), pedem o afastamento da professora e criticam a demora do Estado em dar resposta definitiva à questão.

Com isso o promotor Jairo Edward de Luca, da Vara da Infância e Juventude da cidade, estipulou que as partes terão de esclarecer quais são os recursos pedagógicos aplicados por Roseli, o que inclui apresentação do material didático usado pela professora. O promotor afirmou ainda que não pedirá punição administrativa nem abrirá inquérito policial enquanto a Secretaria da Educação do Estado não concluir sua própria apuração do caso.

“Aqui (no Grande ABC) eles ficam na defensiva o tempo inteiro, tentando justificar o ato dela como se fosse parte de proposta de ensino”, disse Maria Emília Campi, líder da Afecab, que pretende entrar com representação contra Roseli e os coordenadores da escola.

Segundo o Jornal do ABC, o pai do garoto também se mostrou revoltado com a situação e afirmou: “Minha bronca não é nem com a escola, mas sim com a secretaria. Eles precisavam dar resposta imediata. Vou ter que procurar direto o governador e a presidente”.

Fonte: Gospel+

 

Milhares de indianos converteram-se ao Cristianismo nos últimos 20 anos

09 de março de 2012      Fonte: Gospel +

 

A Índia, uma superpotência econômica emergente com mais de um bilhão de pessoas,  é uma das nações mais pobres da terra. É também uma potência nuclear onde o gado anda pelas ruas e a democracia nega sistematicamente direitos humanos básicos a milhões de seus cidadãos, mostrando ser uma terra de grandes contrastes.

Mas algo surpreendente tem acontecido nos últimos 20 anos. Segundo o Charisma News, enormes cruzadas evangelísticas testemunharam milhões de indianos se voltando para Cristo. Em meados da década de 80, não havia mais do que um punhado de igrejas de mil pessoas.

Atualmente elas se multiplicam com rapidez. Em alguns estados da Índia, a população é predominantemente cristã. E nos bastidores, conhecedores missiólogos indianos acreditam que a porcentagem de cristãos evangélicos na Índia tenha ultrapassado os 10% da população.

O norte da Índia é o lar do maior aglomerado de povos não alcançados ainda pelo evangelho. Diversos líderes cristãos se reúnem na região através de seminários para prepararem-se e evangelizar esses povos não alcançados.

Há evidências históricas que, depois de experimentar em primeira mão a ressurreição de Cristo, o apóstolo Tomé arriscou sua vida para plantar o evangelho na Índia. Eventualmente, ele foi martirizado na cidade agora conhecida como Chennai

O “chamado macedônico” das áreas que necessitam do evangelho de Jesus Cristo continua a repercutir hoje. Um antigo hino de missões, escrito em 1819, ainda nos acena como seguidores de Cristo no século 21 para levar a Sua luz e vida para aqueles que nunca ouviram falar. A linguagem pode ser arcaica, mas a visão pulsa com desafio contemporâneo para a evangelização:

“Das montanhas geladas da Groenlândia, a partir de fios de coral da Índia / Onde fontes de sol da África rolam pela sua areia dourada / De rios muito antigos, de terras florescentes / Chamam-nos a entregar suas terras da cadeia de erros.

“Vamos, cujas almas são iluminadas com a sabedoria do alto / Vamos lá aos ignorantes a lâmpada da vida negar? / Salvação! O salvação! O som alegre proclamar / Até a mais remota nação da terra aprendeu o nome do Messias.”

Fonte: Gospel+

 

Famoso jurista afirma que a mídia secular brasileira ignora casos de “Cristofobia”

24 de fevereiro de 2012

 

Em um artigo escrito para o Jornal do Brasil, o jurista Ives Gandra da Silva Martins afirmou que a mídia ignora ou dá pouco destaque à perseguição de cristãos nos países de maioria muçulmana.

Usando como base um artigo escrito por Ayaan Hirsi Ali, publicado na revista Newsweek, o jurista afirma que o Brasil é um país modelo, por respeitar a liberdade religiosa e de crença, “inclusive aqueles que negam todos os credos”.

Falando sobre o destaque que a mídia brasileira dá a casos de agressões a homossexuais, o jurista reclama que quando matam cristãos nos países islâmicos, a informação é divulgada sem alarde: “Ocorre, todavia, que as notícias sobre esta “Cristofobia islâmica” são desconhecidas no país, com notas reduzidas sobre atentados contra os cristãos, nos principais jornais que aqui circulam. Um homossexual agredido é manchete de qualquer jornal brasileiro. Já a morte de dezenas de cristãos, em virtude de atos de violência planejados, como expressão de anticristianismo, é solenemente ignorada pela imprensa”.

O renomado jurista Ives Gandra da Silva Martins comenta o artigo de Ayaan, ressaltando o relato de que ao menos 24 cristãos foram mortos em uma igreja incendiada no Egito em 2011, e que na Nigéria, no dia de Natal, dezenas de cristãos foram assassinados ou feridos, além de outros casos de perseguição.

Confira abaixo a íntegra do artigo “O Crescimento da Cristofobia”, publicado no Jornal do Brasil:

Ayaan Hirsi Ali publicou na revista Newsweek, de 13 de fevereiro passado, artigo fartamente documentado sobre a guerra que os países islâmicos estão desencadeando contra os cristãos, atingindo sua liberdade de consciência,  proibindo-os de manifestarem sua fé e assassinando quem a professa individualmente ou mediante atentados a Igrejas ou locais onde se reúnam.

Lembra que ao menos 24 cristãos foram mortos pelo exército egípcio, em 9 de outubro de 2011; que, no Cairo, no dia 5 de março do mesmo ano, uma igreja foi incendiada, com inúmeros mortos; que, na Nigéria, no dia de Natal de 2011, dezenas de cristãos foram assassinados ou feridos, e que no Paquistão, na Índia e em outros países de minoria cristã a perseguição contra os que acreditam em Cristo tem crescido consideravelmente. Declara a autora que “os ataques terroristas contra cristãos na África, Oriente próximo e Ásia cresceram 309% de 2003 a 2010”. E conclui seu artigo afirmando que, no Ocidente, “em vez de criarem-se histórias fantasiosas sobre uma pretensa “islamofobia”, deveriam tomar uma posição real contra a “Cristofobia”, que principia a se infestar no mundo islâmico. “Tolerância é para todos, exceto para os intolerantes”.

Entre as sugestões que apresenta, está o Ocidente condicionar seu auxílio humanitário, social e econômico a que a tolerância para com os que professam a fé cristã seja também respeitada, como se respeita, na maioria dos países ocidentais a fé islâmica.

Entendo ser o Brasil, neste particular, um país modelo. Respeitamos todos os credos, inclusive aqueles que negam todos os credos, pois a liberdade de expressão é cláusula pétrea na nossa Constituição.

Ocorre, todavia, que as notícias sobre esta “Cristofobia islâmica” são desconhecidas no país, com notas reduzidas sobre atentados contra os cristãos, nos principais jornais que aqui circulam. Um homossexual agredido é manchete de qualquer jornal brasileiro. Já a morte de dezenas de cristãos, em virtude de atos de violência planejados, como expressão de anticristianismo, é solenemente ignorada pela imprensa.

Quando da Hégira, em 622, Maomé lançou o movimento islâmico, que levou à invasão da Europa em 711 com a intenção de eliminar todos os infiéis ao profeta de Alá. Até sua expulsão de Granada — creio que em 1492 — os mulçumanos europeus foram se adaptando à convivência com os cristãos, sendo que a filosofia árabe e católica dos séculos 12 e 13 convergiram, fascinantemente. Filósofos de expressão, como Santo Tomas de Aquino, Bernardo de Claraval, Abelardo, Avicena, Averróes, Alfa-rabi, demonstraram a possibilidade de convivência entre credos e culturas diferentes.

Infelizmente, aquilo que se considerava ultrapassado reaparece em atos terroristas, que não dignificam a natureza humana e separam os homens, que deveriam unir-se na busca de um mundo melhor. Creio que a solução apresentada por Ayaan Hirsi Ali é a melhor forma de combater preconceitos, perseguições e atentados terroristas, ou seja, condicionar ajuda, até mesmo humanitária, ao respeito a todos os credos religiosos (ou à falta deles), como forma de convivência pacífica entre os homens. É a melhor forma de não se incubarem ovos de serpentes, prodigalizando auxílios que possam se voltar contra os benfeitores.

Fonte: Gospel+

 

 Por unanimidade, pastor luterano é escolhido para ser o novo presidente da Alemanha

24 de fevereiro de 2012

 

Através de uma escolha unânime entre a base governista e a oposição, o pastor luterano Joachim Gauck, conhecido ativista dos direitos humanos, foi escolhido presidente da Alemanha. O anúncio foi feito pela chanceler Angela Merkel.

O ex-presidente alemão, Christian Wulff, renunciou devido às acusações de corrupção, que surgiram após ser descoberto que ele havia tentado impedir que um jornal publicasse uma matéria considerada constrangedora sobre um empréstimo imobiliário feito por ele. Apesar de não ter feito nada ilegal, a divulgação do recado telefônico que o ex-presidente deixou para o editor do jornal abalou a confiança da população e, por isso, ele optou por renunciar.

A chanceler Angela Merkel afirmou que o pastor Joachim Gauck é um “professor de democracia”. Já Gauck afirmou se sentir “entusiasmado e um pouco perplexo” com  o fato de ter sido escolhido para presidir o país.

O pastor é muito popular no país, mas se recusou a receber elogios antecipadamente, pois, segundo ele, será necessário corresponder à confiança depositada nele. Segundo o The Christian Post, os partidos cristãos CDU e CSU, além dos partidos FDP, Social Democrata e Verde, já planejavam o indicar para o cargo aproveitando a aceitação do público a seu nome, ofereceram apoio ao novo presidente.

O pastor Joachim Gauck nasceu na antiga Alemanha oriental, e é formado em Teologia. Segundo a TV alemã Deutsche Welle, Gauck tornou-se conhecido por seu ativismo pelos direitos civis na antiga Alemanha Comunista.

Fonte: Gospel+

 

Whitney Houston era evangélica? Conheça suas músicas gospel, vídeos, seu filme cristão e sua história de sucesso

13 de fevereiro de 2012

 

A cantora Whitney Houston morreu no último Sábado, em Los Angeles, mas as circunstâncias ainda não foram totalmente esclarecidas pela Polícia. Há suspeitas de que o afogamento tenha sido causado por Whitney ter ficado inconsciente ao tomar um calmante prescrito por seus médicos.

Informações conseguidas pela reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, dão conta de que ela foi encontrada morta por sua equipe, que estava no mesmo quarto de hotel, uma hora após ter ido tomar banho.

Homenagens à cantora Whitney Houston, evangélica de acordo com ela mesma, foram feitas na Igreja Batista Nova Esperança, onde seu pai é pastor e onde aprendeu a cantar, participando do coral gospel da igreja. Balões em forma de coração, cartazes, velas e flores foram deixados por fãs na entrada do templo.

Whitney Houston era evangélica?

Afilhada da cantora gospel Aretha Franklin e filha de outra cantora evangélica, Cissy Houston, Whitney Elizabeth Houston começou cantando hinos cristãos e foi descoberta para a música pop pelo produtor Clive Davis, quando se apresentava numa casa noturna ao lado de sua mãe. Dois anos depois, em 1985, lançou seu primeiro álbum, “Whitney Houston”, e vendeu 25 milhões de cópias, tornando-se assim o álbum de estreia mais vendido de todos os tempos por uma artista feminina. O sucesso do lançamento foi impulsionado por famosas canções como “How Will I Know” e “The Greatest Love of All” (“O Maior Amor de Todos”), que é considerada uma das músicas gospel com maior sucesso de sua carreira.

Assista abaixo ao vídeo com a tradução da canção “The Greatest Love of All”

Músicas de Whitney Houston são sucesso

Em 1987, a cantora que já era sucesso em todo o mundo, estabeleceu um recorde insuperável ao lançar seu segundo trabalho, “Whitney”, tornando-se a primeira cantora a alcançar o topo da Billboard já no lançamento do álbum.

Sua consciência social a levou, em 1989, a criar a fundação “Whitney Houston for Children”, organização sem fins lucrativos voltada às crianças.

Em 1991, emocionou os Estados Unidos ao interpretar o hino nacional norte-americano durante o SuperBowl, a grande final do futebol americano. Na ocasião foi muito aplaudida por todos os presentes no estádio e a gravação da música vendeu 1 milhão de cópias, com toda a renda revertida para instituições de caridade.

Sua estreia no cinema em 1992 também foi considerada marcante pela crítica. Em “O Guarda Costas” ela deu vida à personagem protagonista. O tema do filme a fez se tornar dona de outro recorde: o single “I Will Always Love You”, que se tornou o mais vendido por uma artista feminina na história da música.

Em 1994 venceu o Grammy de melhor álbum do ano, prêmio que foi alcançado principalmente por sua interpretação da trilha sonora de “O Guarda Costas”, e cantou na festa de encerramento da Copa do Mundo de Futebol. Na ocasião, entrou de mãos dadas com Pelé.

Não foram poucas as músicas gospel de Whitney Houston. O clássico hino cristão norte-americano “Amazing Grace” (Maravilhosa Graça, em tradução livre) foi cantada pela cantora em diversas oportunidades. Abaixo você pode ver um vídeo de Whitney Houston cantando a música gospel durante um evento ligado ao filme “O Guarda Costas”. A gravação é de 1994 e foi feita no “Radio City Music Hall”. A música começa aos 2 minutos e 14 segundos:

É considerada a artista mais premiada de todos os tempos, com prêmios por suas gravações de música Gospel, R&B e Pop, segundo o Guiness Book. Sua lista de premiações inclui 2 Emmy Awards, 6 Grammy Awards, 30 Billboard Music Awards e 22 American Music Awars. A extensa lista de premiações totalize 415 prêmios conquistados ao longo de toda sua carreira.

Em 1998 gravou ao lado de Mariah Carey o tema do filme “O Príncipe do Egito”, música que no Brasil, foi regravada pela cantora Soraya Moraes e diversos outros artistas gospel e seculares. Assista abaixo ao clipe do dueto:

Whitney Houston e as drogas

Porém, se profissionalmente sua carreira parecia inabalável, sua vida pessoal passou a fazê-la entrar em polêmicas. Seu casamento com o também cantor Bobby Brown foi marcado por desentendimentos e escândalos. Chegou a afirmar que seu envolvimento com as drogas foi causado pela depressão e infelicidades no matrimônio.

A decadência passou a ser visível, e no ano 2000 assumiu publicamente a necessidade de reabilitação, e foi internada em clínicas para restaurar sua saúde. Nessa fase, a cantora passou a se atrasar para ensaios e shows, e se apresentar rouca e desafinada. Alguns shows de sua turnê mundial naquele ano foram cancelados.

A cantora lembrou com felicidade do apoio que sua mãe, Cissy Houston, deu enquanto passava por problemas com drogas, “Ela disse: ‘Não vou perder você para o mundo, para Satã, quero minha filha de volta’”.

Em 2009, ano de lançamento de seu último álbum de estúdio, declarou que permanecia lutando contra o vício, e que sabia que seria uma luta constante: “Não acredito que não vá sentir nunca mais o desejo de usar essas drogas. Só basta um minuto para tirar esses pensamentos da minha cabeça! Oro e eles se vão”, afirmou. Veja fotos recentes de Whitney Houston.

Assista ao vídeo legendado da faixa título “I Look To You” (“Eu olho para Ti”):

Whitney Houston: Música Nova

Na noite anterior à sua morte, com a voz bastante rouca, Whitney Houston teve uma música nova em seu repertório, ela cantou o hino cristão “Yes, Jesus Loves Me” (“Sim, Jesus me ama”, em tradução livre), em sua última apresentação. A letra é de autoria de Anna Barlett Warner e a melodia foi composta só dois anos após sua criação, em 1862, por William Batchelder Braddury.

Alguns sites gospel brasileiros chegaram a publicar que como a cantora cantou essa música na noite antes de sua morte, ela teria se convertido novamente. Porém Whitney Houston sempre confessou ser cristã e sempre cantou diversas músicas gospel em seus álbuns e shows, a noite anterior não foi diferente.

Whitney Houston – On My Own: Álbum novo em CD

Há ainda um álbum que a cantora vinha desenvolvendo, intitulado “On My Own”, que poderá ser lançado ainda em 2012 em CD, DVD e/ou download MP3. Whitney Houston deixou uma filha, Bobbi Cristina Brown, fruto de seu casamento com Bobby Brown, que durante um show ontem 12/02, em Southaven, nos Estados Unidos, declarou o que sentia com a perda: “Primeiro, gostaria de dizer que amo todos vocês. Segundo, queria dizer que eu amo você, Whitney. É a coisa mais difícil do mundo estar nesse palco hoje”.

Sparkle: Novo filme de Whitney Houston

Recentemente, a cantora decidiu participar das gravações do filme Sparkle, uma refilmagem do clássico de 1976. Essa readaptação foi dirigida pelo bispo evangélico T.D. Jakes, da megaigreja cristã, Potter’s House. O roteiro do filme conta a história de cantoras que enfrentam problemas por causa do envolvimento com as drogas, um drama enfrentado pela própria Whitney.

“Estamos profundamente entristecidos com o falecimento trágico e prematuro de Whitney Houston. Recentemente fomos abençoados por trabalhar com ela na refilmagem de Sparkle. Nós pedimos que todos se juntem a nós em orações pela família de Whitney e peçam que Deus lhes dê força e os console para enfrentar esses momentos devastadores. No ápice de sua carreira, Whitney foi incomparável, sua voz moldou toda uma geração. Ela deixou para trás um legado na música e no cinema… Ela fará muita falta a todos nós”, afirmou o bispo Jakes ao Los Angeles Times.

O filme, que será lançado em Agosto nos Estados Unidos, será a primeira obra póstuma de Whitney, e o produtor afirma que a participação da cantora foi muito boa: “Eu não tenho ideia do impacto que a morte dela terá em Sparkle, mas eu vi uma versão ainda não finalizada do filme ontem, e ela estava fantástica nele”.

Fonte: Gospel+

 

Bíblia em formato “literário” foi best-seller na Noruega em 2011

12 de janeiro de 2012

 

A Bíblia encerrou o ano como um best-seller na Noruega. Porém não se trata de uma edição comum do livro sagrado cristão, mas de uma edição que recebeu um tratamento literário, parecido com o que a Sociedade Bíblica do Brasil fez na edição “O Livro dos livros”.

De acordo com a Sociedade Bíblica Norueguesa 12 escritores foram convocados para compor essa nova tradução da Bíblia, alguns estão entre os mais notórios do país nórdico. Os escritores trabalharam, ao longo de seis anos, junto de um time composto por 30 tradutores, padres e acadêmicos.

Stine Smemo Strachan, da Sociedade Bíblica Norueguesa, falou que “nenhum dos autores é religioso, eles são apenas bons escritores que imaginaram que seria um projeto interessante no qual se envolver”.

Traduzida diretamente do grego e do hebreu, a nova edição da Bíblia foi um fenômeno de vendas na Noruega. Segundo o jornal britânico “The Guardian” formaram-se filas nas portas das livrarias de madrugada “estilo Harry Potter”, que culminaram na venda de 79 mil exemplares em poucas semanas.

Strachan ressaltou também que o objetivo foi oferecer uma versão “legível” e com “boa linguagem” das escrituras. Segundo ele essa “legibilidade” é a responsável pelo sucesso de vendas, muito acima do esperado. Ele fala também que outro motivo das vendas acima da média é o fato de se estar diante de um “evento cultural”.

O teólogo e linguista Paulo Teixeira, secretário de tradução e publicações da SBB, explica que a literária é “uma Bíblia de nicho, de segmento”, que alcança os leitores interessados nos grandes clássicos e em obras de ficção modernas. Em entrevista ao G1 ele disse também que na edição “O Livro dos livros – Edição literária da Bíblia Sagrada” só muda a diagramação, e que a exemplo do similar norueguês, esta não apresenta colunas ou versículos.

Quando indagado se a SBB tem intenções de fazer uma edição similar à da Noruega, mas com autores brasileiros, Teixeira responde que “até este momento, ainda não pensamos”. Mas afirma que pode ser uma empreitada interessante. Ele diz acreditar que “envolver celebridades literárias brasileiras, numa tradução ou numa releitura, pode ser muito bem-vindo. Até para quebrar o paradigma de que [a Bíblia] é um livro meramente religioso…”

Teixeira comentou também a edição publicada pela SBB em 1917, que envolveu em seu processo de publicação celebridades como Rui Barbosa, Heráclito Graça e José Veríssimo.

Fonte: Gospel+

 

Líder da minoria cristã é assassinado a facadas em Israel

11 de janeiro de 2012

 

O presidente da Associação da Igreja Ortodoxa Jaffa, Gabriel Cádiz, foi morto na última semana em Jaffa, um bairro predominantemente árabe que está localizado perto do porto de Tel Aviv.

De acordo com testemunhas o líder religioso foi atacado a facadas por um homem que se vestia de Papai Noel. O ataque ocorreu em um desfile que comemorava o nascimento de Jesus, de acordo com o calendário oriental.

A polícia informou sobre a detenção de seis pessoas que teriam envolvimento com o ataque, que ocorreu no final da marcha que foi realizada pela comunidade cristã que reside na região.

O porta voz do jornal diário The Jerusalem Post, Moshe Katz, informou que depois do ataque “as pessoas próximas à cena foram afastadas”. Em seguida Cádiz foi levado para o Centro Médico Wolfson, próximo a Holon, onde foi declarado oficialmente como morto.

De acordo com o Portas Abertas os membros da Igreja St. George realizaram um cortejo fúnebre em Jaffa, no dia seguinte ao assassinato.

De acordo com a polícia, apesar da violência esperada por causa da crescente tensão religiosa em Israel, não houveram reivindicações e não há motivos para suspeitar que seja um ataque por motivos religiosos.

Fonte: Gospel+

 

Famoso pregador de rua sofre AVC durante pregação em Bauru

10 de janeiro de 2012

 

O aposentado Varme de Oliveira, 74 anos, dedica sua vida à pregação do evangelho pelas ruas da cidade de Bauru (SP). Diariamente ele veste seu terno, coloca a gravata e, com sua Bíblia debaixo do braço, sai pelas ruas da cidade para pregar, orar e aconselhar as pessoas. Porém no final do ano passado Varme sofreu um AVC enquanto pregava em uma rua da cidade, e está temporariamente afastado da pregação nas ruas.

Evangélico da igreja Assembleia de Deus, o pregador começou a se dedicar ao trabalho de pregador há nove anos, após a morte de sua esposa, e é presença constante nas praças Rui Barbosa, Portugal e nos batalhões da Polícia Militar, que frequenta semanalmente para orar e deixar o dia a dia dos policiais menos nervoso.

Todos os dias, sob chuva ou sol, Varme sai às ruas da cidade carregando a Bíblia e espalhando a mensagem de fé.

Porém em meio a uma pregação na Praça Rui Barbosa, pouco antes do Natal, o religioso sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e foi levado para o hospital em estado grave. De acordo com a Rede Bom Dia, ele perdeu a voz, sentiu mal-estar e caiu. Pessoas que viram a cena chamaram o SAMU e o religioso foi levado para o Pronto Socorro Central, onde acabou sofrendo outro AVC.

O pregador evangélico já está se recuperando e pretende voltar logo às ruas. Descansando na casa de sobrinhos, Varme afirma que irá cuidar melhor de sua saúde depois do susto, ele diz que irá evitar horários em que o sol estiver muito forte e se alimentar melhor, mas ressalta que não pretende deixar de pregar nas ruas de Bauru.

Fonte: Gospel+

 

Pastor é atacado por muçulmano com ácido no rosto em Uganda

 

Na véspera do natal um homem entrou na Igreja Evangelho de Vida, em Kampala, Uganda, e atacou o pastor Umar Mulinde como forma de protesto à sua conversão ao cristianismo. O homem jogou ácido sobre o rosto do pastor, que antes de sua conversão foi um xeque muçulmano.

Segundo o The Christian Post ataque ocorreu na manhã do último dia 24 e que o pastor foi rapidamente levado para o Hospital Internacional Kampala por membros da igreja.

“Eu fui atacado por um homem que dizia ser cristão. Ele me chamou, gritando: “pastor, pastor!”. Quando me virei para ver quem era, ele derramou ácido no meu rosto, quando me virei para fugir, outro homem derramou mais ácido nas minhas costas e saiu correndo e gritando Allah Akbar [Deus é grande]”. Contou o pastor, que já está em condição estável.

Ao lado de sua esposa ele revelou também que tinha recebido ameaças há algum tempo, mas não as levou a sério.

O ácido jogado em seu rosto fez com que ele perdesse o olho direito e tivesse seu rosto seriamente desfigurado.

A liderança da Convenção Nacional de Igrejas Pentecostais de Uganda, pediu que o governo identificasse os responsáveis pelo ataque e faça justiça. Eles afirmaram também estarem dispostos a contatar a Scotland Yard para rastrear os criminosos. O bispo David Kiganda, classificou o incidente como “um ato de terrorismo”, e disse que mais pessoas podem estar correndo perigo se o governo não agir rapidamente para prevenir ataques futuros.

“Nós temos liberdade de culto em Uganda, e não há sentido em condenar alguém que decide trocar de religião. Não acredito que podemos matar nosso próprio povo. Deus não é tão fraco que precise de alguém para matar em seu nome. Se Deus estava insatisfeito com os atos Mulinde, faria alguma coisa, não precisaria de outra pessoa”, afirmou Kiganda, que fez questão de ressaltar que esses ataques não vão desencadear pânico entre a comunidade cristã.

O bispo disse que perseguições são naturais e que “Jesus também foi perseguido e aterrorizado”. Ele disse também que não se pode temer a perseguição: “Até mesmo o apóstolo Paulo foi tratado assim, embora não saibamos quem entre nosso rebanho continuará seguindo Jesus”, ressaltou.

Fonte: Gospel+ 02 de janeiro de 2012

 

 

Retrospectiva Gospel 2011: relembre o que de mais importante aconteceu neste ano no meio cristão

31 de dezembro de 2011

 

O ano de 2011 trouxe inúmeros fatos que chamaram atenção no meio cristão, como por exemplo, a revelação ao mundo do caso Nadarkhani, ou o bate-boca público entre líderes evangélicos como Edir Macedo e Silas Malafaia, ou ainda, o envolvimento deste último com a polêmica discussão a respeito do PL 122.

Confira abaixo, mês a mês, os principais fatos envolvendo os meio gospel, que noticiamos durante o ano de 2011.

Janeiro

Guerra por Assembléia de Deus de Samuel Câmara tem invasão, homens armados, violência e polícia

O ano começou com a notícia de uma disputa armada pelo poder de uma congregação da Igreja Assembleia de Deus, presidida pelo pastor Samuel Câmara. Na ocasião, homens armados, supostamente ligados a um antigo pastor da igreja da cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo: “Eu estava conversando com os irmãos quando os elementos armados entraram gritando: ‘Perdeu, perdeu! Vocês vão ter que sair da igreja’” , relatou o advogado Renato Alves de Souza.

Apóstola brasileira afirma que Jesus voltará entre 2017 e 2018 após Iluminati e ONU se unirem pelo anticristo

A apóstola Neuza Itioka afirmou em carta que Jesus voltará entre 2017 e 2018, após a união da ONU com a organização Iluminati, conhecida por sua perseguição ao cristianismo, formando uma Nova Ordem Mundial. Na carta, Itioka afirma ainda que nos próximos anos, 90% da população mundial será extinta. As previsões da apóstola se baseiam em uma profecia do Rabino Ben Samuel, morto em 1217, que teria dito que 2017 seria um ano especial para Israel.

Fevereiro

Quarto Cavaleiro do Apocalipse teria aparecido durante protestos no Egito

Durante os protestos por democracia no Egito, um vídeo feito em meio aos confrontos de manifestantes e policiais, despertou a curiosidade de pessoas ao redor do mundo, pois supostamente, a figura no vídeo seria o quarto cavaleiro do Apocalipse, descrito na Bíblia. Na ocasião em que o vídeo veio à tona, a autointitulada profetisa Cindy Jacobs convocou igrejas de todo o mundo a orar e jejuar pelo Egito. Ela disse ter recebido uma revelação de que Satanás estava naquele país instigando as massas e tentando provocar uma Terceira Guerra Mundial.

Bispo Edir Macedo afirma durante culto que bebe cerveja e causa polêmica

O Bispo Edir Macedo se envolveu em sua primeira polêmica em 2011 ao afirmar durante um culto que bebia cerveja: Deus nos deu a fé para que a gente decida o que é melhor pra nós. Não tem nada a ver com religião. A religião evangélica proíbe beber vinho, é ou não é? Mas eu bebo o vinho, eu bebo um cálice de vinho. A religião proíbe beber cerveja, mas eu bebo cerveja quando eu estou com vontade eu bebo e acabou! E quem é que vai me dizer pra eu não beber? Eu não estou dizendo pra você beber ou não beber. Isso é problema seu! A sua fé é quem tem que dirigir a sua vida e não a minha fé”. O vídeo contendo o áudio da pregação foi removido do Youtube.

Endemoniada afirma que Igreja Mundial está dominada pelo diabo e diz que ele está em guerra com a Igreja Universal

A guerra entre as igrejas Universal e Mundial trouxe um capítulo inusitado, ao ser mostrado um vídeo em que uma mulher possuída é entrevistada por um pastor da igreja Universal. No diálogo, o “demônio” declarou guerra de morte à Universal porque segundo ele a denominação pertence a Deus. O “demônio” ainda afirmou que está na igreja Mundial por diversão para copiar a Universal e pegar suas ovelhas. A polêmica entrevista com o demônio foi parte de um capítulo de disputa por membros entre as igrejas.

Março

Pastor Marco Feliciano chama de idiotas, cachorros e dementes quem discorda de suas opiniões no Twitter

O pastor Marco Feliciano se envolveu em uma polêmica com internautas que discordavam de suas opiniões, chamando-os de idiotas, cachorros e dementes. O caso iniciou-se com uma pergunta do internauta Edcleyton Souza ao pastor Geremias Couto, ligado à Associação Evangelística de Billy Graham para o Brasil, sobre o que ele pensava a respeito do convite feito a Feliciano para pregar em um evento relativo ao Centenário das Assembleias de Deus no Brasil. A resposta: “É um assunto da alçada de quem convidou e de quem foi convidado”. A partir daí, a polêmica estendeu-se e provocou uma ríspida manifestação do pastor, cantor e deputado. “Só avisando que meu nome não é osso pra ficar na boca de cachorro”.

O internauta pivô da polêmica, resolveu por panos quentes na discussão, afirmando ao pastor Couto que “apenas queria ouvir uma opinião. Não precisava de tais palavras do Marco Feliciano. Pastor Geremias, não esquento com o Marco Feliciano disse. Oremos por ele. E com certeza, o silêncio é a melhor resposta. Deus o abençoe”.

Indignado, o pastor Geremias Couto também manifestou-se sobre a rispidez de Feliciano, afirmando que “há quem diga que o seu nome não é osso na boca de cachorro. Prefiro que o meu nome seja pronúncia de bênção na boca de Deus”. Em resposta, Feliciano não fez questão de acalmar os ânimos: “Amo o twitter rssssss quem já me viu pregar sabe q essa é uma das minhas frases… Mas… Quem tinha q ler, leu e covardemente calou-se rsss (sic)”.

Ainda no mesmo dia, o pastor deputado voltou a causar furor na internet ao votar contra o aumento do salário mínimo para R$ 600,00. Na ocasião foi definido que a remuneração passaria de R$ 510 para R$ 545, valor atual. Em resposta às críticas de dois internautas, Feliciano postou a seguinte frase em seu perfil no microblog: “Você é só mais um demente que não sabe o que fala! 5 bilhões de rombo ao ano nos cofres públicos, desemprego em massa. Acorda bocó!”.

A essa altura, um ministro evangélico o criticou por sua postura arrogante, e a resposta foi: “rsssss xingando? Acorda você também… E cresce um pouco e não seja idiota também. Respostas inteligentes pra pessoas inteligentes… Pra tumultuadores que querem se aparecer CAJADADA NeLES. Tumultuadores, desconhecidos que querem holofotes, fakes, idiotas e dementes de plantão: VAO PLANTAR BATATAS! Rsssssssss (sic)”. Ao se dar conta do tamanho da encrenca, Feliciano tentou explicar-se: “Idiota: vem de idiótes, em grego, significa, aquele que só vive a vida privada, que recusa a política, que diz não à política. Enfim que não a entende. Bocó=pateta=tolo=Néscio; Que presume muito de si; que não tem nexo ou significação; Falso; que não tem razão de ser; Ridículo, desagradável”.

Abril

Senadora Marta Suplicy faz alteração na PL 122 “para agradar religiosos” e desagradar cristãos que usam a internet

A proposta PL 122, em tramitação no Congresso, voltou a chamar a atenção em 2011, ao ter trechos do projeto alterados pela relatora, Senadora Marta Suplicy. A alteração foi a inserção de um parágrafo que protege templos religiosos. Segundo o novo texto, agora o projeto deixa claro que a lei não se aplicará a templos religiosos, pregações ou quaisquer outros itens ligados a fé, desde que não incitem a violência: “Eu tenho também que proteger essa liberdade deles de poderem falar dentro de um templo”, afirmou a Senadora. O novo texto agora incluía um novo parágrafo: “O disposto no caput deste artigo não se aplica à manifestação pacífica de pensamento fundada na liberdade de consciência e de crença de que trata o inciso 6° do artigo 5° (da Constituição)”.

A alteração, no entanto, não agradou plenamente por não mencionar o direito de expressão através de mídias eletrônicas, por exemplo. “Tomei o cuidado de que em mídia eletrônica não pode fazer isso. Mas, dentro de um templo, se não incitar a violência, for alguma pregação religiosa, de culto, de dogma, de fé…”, afirmou. Nesses termos, caso fosse aprovado, portais gospel, sites de igrejas, pregações de pastores postadas em blogs ou páginas na internet que discordassem da prática homossexual poderiam ser criminalizados pela lei como homofóbicos e seus respectivos autores presos por até 3 anos, além de obrigados a pagar multa.

Polêmico Pastor Ricardo Gondim afirma ser a favor da união civil gay: “Nem todas as relações homossexuais são promíscuas”

“Deus nos livre de um Brasil evangélico”. Na esteira da polêmica em torno do PL 122, o pastor Ricardo Gondim causou uma polêmica paralela, no meio cristão, ao escrever um artigo em que afirma que um país de maioria evangélica absoluta “seria a ‘talebanização’ do Brasil. Precisamos da diversidade cultural e religiosa. O movimento evangélico se expande com a proposta de ser a maioria, para poder cada vez mais definir o rumo das eleições e, quem sabe, escolher o presidente da República. Isso fica muito claro no projeto da igreja Universal. O objetivo de ter o pastor no Congresso, nas instâncias de poder, pode facilitara expansão da igreja. E, nesse sentido, o movimento é maquiavélico. Se é para salvar o Brasil da perdição, os fins justificam os meios”.

Deputado gay Jean Wyllys ofende cristãos e declara guerra aos “inimigos”

Um dos mais proeminentes ativistas gays do Brasil, o deputado federal Jean Wyllys atacou os cristãos através do Twitter, quando publicou várias mensagens dizendo que cristãos são doentes, homofóbicos, preconceituosos, violentos, ignorantes e fanáticos, garantindo que se dedicaria ainda mais a eliminar a influência do cristianismo na sociedade. O deputado enfatizou que seu mandato tem como foco a defesa dos interesses da militância gay e o combate a seus “inimigos”.

Maio

Contra festa do Centenário da Assembléia de Deus, Pastor Silas Malafaia ataca CGADB: “CGADB é cachaça de Pastor”

O pastor Silas Malafaia teceu duras críticas às comemorações do centenário das Assembleias de Deus no Brasil, e afirmou que a Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB) “é cachaça de pastor”. A ácida crítica foi motivada porque em virtude de questões de rixas políticas, os organizadores não mencionavam a Igreja Mãe das ADs, a Assembleia de Deus de Belém, nos folhetos de comemoração do Centenário.

STF torna união estável homoafetiva reconhecida pela justiça

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável gay no Brasil, e criou então um precedente nacional: gays, a partir dessa decisão, poderiam manter uma união estável registrada no Brasil, sendo assim reconhecida pela justiça. Isso garante direitos comuns a casais heterossexuais como pensão, herança, regulamentação da comunhão de bens e previdência. A decisão também deve facilitar a adoção de crianças por duas pessoas do mesmo sexo, reconhecendo então os casais gays como família.

Apresentador Rafinha Bastos posa para revista como se fosse Jesus Cristo

O polêmico humorista Rafinha Bastos, à época, apresentador do CQC, da Band, foi motivo de discórdia ao posar para uma revista trajado como Jesus crucificado. “A religosidade sempre foi um dos temas que eu gostei de abordar. Poder fazer isso de uma forma tão representativa e para uma revista tão forte, eu tô com muito orgulho disso que a gente fez”, afirmou Bastos, referindo ao ensaio para a Revista Rolling Stone.

Junho

Missionária Lanna Holder, hoje pastora gay, afirma: “estou apta para exercer o ministério de Deus”

Lana Holder, pastora e homossexual assumida, afirmou que sentia-se em condições para exercer seu ministério, mesmo vivendo com outra mulher, a também pastora Rosania Rocha. Fundadora de uma “igreja inclusiva”, Lana resumiu seu pensamento a respeito das polêmicas em torno de sua sexualidade. Em uma entrevista, quando questionada sobre as pregações e testemunhos que dava contra o homossexualismo que se contrasta com a realidade de hoje a pastora reconhece que “tudo aquilo que eu preguei não correspondia à verdade” e completa: “minha sexualidade não mudou. Mas, mesmo assim, me acho apta para exercer o ministério de Deus na minha vida”.

Site diz que fiéis que não pagarem o dízimo na Igreja Universal terão o nome incluido no SPC/Serasa; Bispo Edir Macedo responde

Um site de humor chamou atenção ao “plantar” uma informação falsa a respeito da Igreja Universal do Reino de Deus, afirmando que “quem Não Pagar Dízimo à Igreja Universal ficará com nome sujo”. A polêmica notícia falsa ganhou grande proporção e provocou um pronunciamento do líder da IURD, bispo Edir Macedo, que respondeu dizendo que “os dízimos e as ofertas são bíblicos e a Igreja Universal não impõe ou obriga as pessoas a fazerem suas doações”.

Julho

No púlpito, criança de 9 anos afirma que venderá todos os brinquedos para dar o dinheiro na Igreja Universal

Uma criança de nove anos de idade virou notícia ao dizer durante um culto da Igreja Universal que venderia seus brinquedos para ter dinheiro e dar à IURD. O garoto Felipe fez a dramática afirmação durante uma campanha da “Fogueira Santa”, dizendo-se preocupado com a situação de discórdia entre seus pais. O Bispo Guaracy Santos, que dirigia o culto, perguntou ao menino se ele estaria disposto a fazer um sacrifício em favor da paz na sua casa e o menino prontamente respondeu que sim: “Vou dar tudo o que eu tenho (..) vender meus brinquedos e colocar tudo aqui no altar, quero ver meus pais felizes”.

Lula ironiza versículo da Bíblia e diz que é “bobagem” palavras de Jesus sobre pobres

O ex-presidente Lula atraiu holofotes por uma declaração a respeito das passagens bíblicas em que Jesus se refere aos pobres. Durante o Lançamento do Plano de Safra da Agricultura Familiar da Bahia 2011/2021, Lula resolveu fazer uma crítica ao versículo do evangelho de Lucas 18:25: “Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”. Para Lula, o céu deve ser vivido aqui na terra. “Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro (…). Queremos que todo mundo vá pro céu, agora. Queremos ir pro céu vivo. Não venha pedir para a gente morrer para ir pro céu que a gente quer ficar aqui mesmo” disse.

Carol Celico, esposa de Kaká e ex-pastora, ataca Igreja Renascer: “Acreditei em coisas que não estavam na Bíblia”

“Acreditei em coisas que não estavam na Bíblia”. O rompimento nada diplomático entre Carol Celico, esposa de Kaká, e a Igreja Renascer em Cristo chamou a atenção por declarações fortes da ex-pastora. “Numa passagem da Bíblia está escrito que para se curar da lepra era preciso dar sete mergulhos no rio Jordão. Então [eu pensava]: se Deus precisava que eu desse sete mergulhos, hoje Ele precisa que eu dê uma oferta, que eu entregue meu dízimo. E até meu dízimo não estar entregue, não vou receber meu milagre. Hoje vejo que Deus conhece o meu coração. Se eu entreguei ou não alguma coisa para Deus, Ele sabe o meu sentimento”.

Agosto

Apóstolo Valdemiro Santiago paga mais que o dobro e tira Silas Malafaia do ar na Band, que responde: “Traira!”

A guerra por espaço na programação das emissoras de televisão abertas teve um capítulo bastante curioso. Silas Malafaia perdeu o horário que mantinha nas madrugadas da Band para o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus.
Valdemiro ofereceu um valor superior ao que Malafaia pagava e ficou com o horário. Revoltado com a perda do espaço, Malafaia disparou contra o líder da IMPD: “o Ap. Valdemiro Santiago é um verdadeiro TRAÍRA! Tudo que ele falou do R.R. Soares e Igreja Universal ele fez agora muito pior. (…) Ap. Valdemiro Santiago, QUE VERGONHA! QUE ABSURDO! QUE TRAÍRA!”.

Teólogos questionam a existência de Adão e Eva

Pesquisas realizadas pelo Instituto Gallup e do Pew Research Center apontaram para um resultado expressivo em relação à crença dos norte-americanos em relação à existência de Adão e Eva: quatro em cada dez americanos acreditam na existência literal de Adão e Eva. Esta é uma das crenças centrais de grande parte do cristianismo conservador, e dos evangélicos em particular. No entanto, estudiosos conservadores passaram a afirmar em público que já não conseguem acreditar no relato de Gênesis como antes. Perguntado sobre o fato de sermos todos descendentes de Adão e Eva, Dennis Venema, biólogo cristão da Trinity Western University, respondeu: “Isso vai contra todas as evidências genômicas que reunimos ao longo dos últimos 20 anos, então não é algo provável”.

Setembro

Utilizando imagens até do Pr Marco Feliciano, Edir Macedo compara doutrina de igrejas como a Assembléia de Deus com a macumba

O bispo Edir Macedo voltou a ser manchete ao comparar cultos e hábitos pentecostais a ritos de religiões africanas. O bispo utilizou seu canal no Youtube e seu blog para publicar um vídeo em que fez comparações entre as manifestações “causadas pelo Espírito Santo” e as demonstradas por recebimento de entidades em centros espíritas. No vídeo, Macedo traçou um paralelo com as manifestações sincronizando algumas imagens de terreiros de macumba e de igrejas evangélicas de denominações pentecostais. O título do vídeo e do artigo, “Qual a diferença?”, questionou se as manifestações das igrejas pentencostais para receberem o Espírito Santo de Deus e as manifestações dos terreiros de macumba para receberem entidades como o “tranca rua” ou “pomba gira” não seriam a mesma coisa. Esse foi o início de uma polêmica que se arrastou por meses entre os líderes das igrejas atacadas e a Universal.

Papa Bento XVI critica igrejas pentecostais e convida evangélicos a trabalharem juntos com os católicos

O Papa Bento XVI teceu duras críticas aos pentecostais e convidou evangélicos protestantes a trabalharem lado a lado com os católicos afim de interromperem o avanço pentecostal. “Este fenômeno mundial de mudança traz um cristianismo com pouca densidade institucional, pouca bagagem racional e pouca estabilidade”, afirmou Bento XVI, referindo-se aos pentecostais. Ele ainda ressaltou que a distância entre os cristãos deveria ser corrigida: “Foi um erro ter visto majoritariamente aquilo que nos separa e não ter percebido de forma essencial o que temos em comum nas grandes pautas da Sagrada Escritura e nas profissões de fé do cristianismo antigo”.

Bispo Edir Macedo é indiciado pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro de dízimos e falsidade ideológica

Edir Macedo e outros três mentores da Igreja Universal do Reino de Deus, foram indiciados pelo Ministério Público Federal – São Paulo – por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, arrecadado através das ofertas dada pelos fiéis. As investigações feitas apuraram que o grupo estaria usando dos serviços de uma casa de câmbio em São Paulo, para enviar dinheiro de forma ilegal para os Estados Unidos, entre 1999 e 2005

Outubro

Pastor Silas Malafaia é denunciado no Ministério Público e gays tentam tirar seu programa do ar

Por seu engajamento desmedido na luta pela reprovação do PL 122, o pastor Silas Malafaia foi alvo de denúncias por parte dos ativistas gays, que tentaram proibi-lo de veicular seu programa de televisão, que está há trinta anos no ar. A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABLGBT) solicitou à Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, em Curitiba que o Ministério Público tomasse providências contra o Pastor Silas Malafaia, por incitar a violência contra homossexuais em programas veiculados em emissoras de televisão que operam com concessão pública. A principal acusação da ABLGBT é que Malafaia teria mandado “baixar o porrete em cima, para os caras aprenderem a ter vergonha”. Como os programas da Associação Vitória em Cristo são apresentados em emissoras de televisão que dispõem de concessões do governo para veicularem sua programação, a associação argumentou que os programas do Pastor Silas Malafaia estariam sendo usados para promover o ódio e a intolerância, o que seria inconstitucional. Malafaia respondeu dizendo que os ativistas editaram sua fala para acusá-lo de forma irresponsável.

Líderes cristãos repercutem a morte de Khadafi, ex-ditador da Líbia

A morte do ex-ditador da Líbia, Muammar Khadafi, repercutiu entre líderes cristãos ao redor mundo. Um líder evangélico, que preferiu não se identificar, analisou que “a morte dele deve enviar um sinal para outros tiranos que estão propensos a perder o seu poder da maneira que obtiveram – pela força”. Um outro líder cristão, Dr Richard Albert Mohler, presidente do Seminário Teológico Batista do Sul, dos Estados Unidos, afirmou que da mesma maneira que chegam ao poder, os ditadores caem. “Nós já vimos essa história antes. Os tiranos tendem a ganhar o seu poder apenas por meios militares e eles tendem a perder seu poder apenas por aqueles mesmos meios militares”.

Pastor que previu fim do mundo vira piada em vídeo divulgado na internet

O pastor Harold Camping havia previsto o fim do mundo para o dia 21 de Outubro de 2011, virou alvo de piada na internet, ao ser personagem de um vídeo que zombou de sua profecia. A produtora Animated News usou o ambiente do jogo The Sims para ilustrar a gozação. No vídeo, o Pastor Camping aparece anunciando o fim do mundo, e ao mesmo tempo o governo alemão anuncia a queda de um satélite que colidiria com a Terra. Na sequência, aparece uma ilustração do que seria Jesus Cristo atirando o satélite contra o Pastor Harold Camping.

ONU intervêm para que o governo do Irã liberte o Pastor Yousef Nadarkhani

O caso do pastor Yousef ganhou um importante capítulo quando um representante especial da ONU pediu publicamente ao governo do Irã para libertar o pastor, que enfrenta possível enforcamento por não negar sua fé em Cristo. Em seu discurso na Assembleia Geral de Assuntos Sociais, comitê Cultural de Assuntos Humanitários, também conhecido como Terceira Comissão, o representante da ONU, Ahmed Shaheed, expressou sua preocupação pelas repetidas violações do Irã aos direitos humanos: “Estamos particularmente perturbados por uma recente decisão do Supremo Tribunal (do Irã) de ter sustentando uma sentença de morte para Yousef Nadarkhani, um pastor protestante que supostamente nasceu de pais muçulmanos, mas se converteu ao cristianismo quando tinha 19 anos”.

Novembro

Reportagem do Domingo Espetacular, da Record, causa revolta ao afirmar que o movimento “cair no espírito” é falsa manifestação do Espírito Santo.

Após a comparação feita por Edir Macedo em relação às igrejas evangélicas, sua emissora, a TV Record causou furor no meio cristão ao veicular reportagem que ridicularizou o fenômeno “cair no espírito”.  Enquanto a reportagem era exibida pela Record, milhares de fiéis protestavam no Twitter com a hastag #vergonharecord, que chegou a estar entre as mais usadas no microblog em todo o Brasil. Um dos usuários, escreveu: “Incrível! A Globo investindo nos evangélicos e a Record detonando os evangélicos. Quem diria!”, referindo-se ao Festival Promessas, promovido pela concorrente. A reportagem ouviu um especialista em psicologia, Doutor Jacob Goldberg, para quem o fenômeno “cair no espírito” é resultado de uma série de fatores: “O movimento de corpo é exasperado, tudo fica vizinho da histeria, e a histeria faz diminuir o senso crítico, o indivíduo não usa mais a razão, ele se entrega”.

Em resposta à reportagem do Domingo Espetacular, Pastor Silas Malafaia afirma que Universal investiu R$ 1 bilhão na Record para a glória de satanás

Silas Malafaia criticou em vídeo “a nova palhaçada do Edir Macedo”, em referência à iniciativa da emissora dele de atacar os hábitos pentecostais. “Quanta gente já fez fogueira santa, corrente dos 318, arruda, e não aconteceu nada? Quanta gente lá na Universal participou de campanhas e nunca aconteceu nada? Não to aqui pra falar mal de igrejas, porque lá na Universal tem gente salva, que teme a Deus. A Record foi comprada com dinheiro de dízimos e ofertas. Nos últimos quatro anos a Universal investiu mais de R$ 1 bilhão na Record, para que ela crescesse, fosse grande. Agora me diz: quando foi que você viu na Rede Record, em horário nobre, às 22h00, uma programação para exaltar a Deus?”.

Pastor Silas Malafaia afirma em entrevista que é o “inimigo número um do movimento gay no Brasil” e chama jornalista de vagabunda

Em uma longa reportagem, o jornal “The New York Times” publicou um perfil do pastor Silas Malafaia, e uma entrevista em que ele afirmou ser o “inimigo número um do movimento gay no Brasil”. Essa entrevista se tornou ainda mais polêmica porque Malafaia se referiu à conceituada jornalista Eliane Brum como “vagabunda”.

Preocupado com a repercussão negativa, Malafaia se retratou com a jornalista, e publicou um pedido público de desculpas no Twitter.

Dezembro

Ap. Renê Terra Nova cobra retratação do apresentador Jô Soares por polêmica entrevista

Em uma entrevista concedida ao Programa do Jô, os músicos Tom Zé e Morais Moreira tornaram-se pivô de uma polêmica ao comentaram o depoimento de um dos participantes do documentário “Filhos de João: o admirável mundo novo baiano”. No vídeo, o entrevistado afirmou que usava páginas da Bíblia para fumar maconha.

Indignado com a atitude do apresentador Jô Soares, que afirmou saber que a Bíblia possuía mil e uma utilidades, o apóstolo Renê Terra Nova iniciou um abaixo-assinado pedindo uma retratação pública de Jô Soares pela atitude que classificou como “infeliz”. A iniciativa ganhou destaque em veículos seculares de imprensa e provocou uma nota oficial da Central Globo de Comunicação: “Evidentemente, não foi um comentário ofensivo, mas é assustadora toda iniciativa contra a liberdade de expressão”.

Fonte: Gospel+

 

Homem que matou 20 mil pessoas em guerra civil e ofereceu sacrifícios humanos ao diabo se converte

Fonte: Gospel+  -  28 de dezembro de 2011

O ex-General Joshua Milton Blahyi, um dos principais líderes da guerra civil da Libéria, se converteu e agora, aguarda julgamento por seus crimes de guerra, que incluem o assassinato de aproximadamente 20 mil pessoas, de acordo com o site “Noticias Cristianas”.

Durante os 14 anos da guerra, o “General-Pelado”, apelido que recebeu por ir nu aos combates, devido sua crença de que a nudez o impediria de ser alvejado por uma bala, foi temido em todo o país, mas hoje se diz uma nova pessoa. “Acredito firmemente que a Bíblia diz que Deus já me perdoou”, relata o agora pastor evangélico.

Joshua será julgado em um tribunal na cidade de Haya, por seus crimes de guerra, e afirma estar preparado para enfrentar a pena de morte, caso seja condenado: “Se for condenado, posso ser eletrocutado ou enforcado, mas acredito que o perdão e a reconciliação sejam os melhores caminhos a seguir”.

Aos onze anos de idade, Joshua foi iniciado nos ritos de bruxaria, oferecendo um sacrifício humano a Satanás, o que ele repetiu a cada mês, durante anos, até completar 25 anos de idade. Até sua conversão, afirma ter se reunido frequentemente com o próprio Satanás. Quando se converteu, afirma ter ouvido de Deus que ao sacrificar crianças, estava fazendo o trabalho do diabo. Os rituais inicluiam beber o sangue das vítimas e comer seu coração. “A tradição fez-me acreditar que ao me tornar guerreiro tinha que fazer sacrifícios antes de ir para a batalha. Mas Deus me apareceu quando eu estava nu, no meio da batalha, e disse que eu estava a fazer o trabalho de Satanás”, relata Joshua, que se converteu e se arrependeu de seus crimes após esse encontro, que muitos comparam com a conversão de Saulo de Tarso.

Atualmente, ele preside uma instituição chamada Ministério Evangelístico Trem do Fim dos Tempos, que fundou após ter se desligado do exército. Seu ministério atua em Gana, país vizinho à Libéria. “Somente o cristianismo pode ajudar esta nação, porque o cristianismo é a única crença verdadeira. A única fé que lhe diz para amar os seus inimigos, aceitar e perdoar aqueles que te machucam. Quem vocês estão vendo aqui foi um rebelde conhecido. Só quem pode desarmar é o amor. Só Deus pode mudar sua vida”, afirmou o pastor Joshua em entrevista aos cineastas Eric Strauss e Daniele Anastasion, que produziram um documentário sobre sua história de vida e conversão, intitulado “The Redemption of General Butt Naked” (A Redenção do General Pelado, em tradução livre).

“Era uma pequena história sobre um líder famoso que matou milhares e agora andava pelas ruas pregando a verdade e a reconciliação. Eu me perguntava se uma pessoa assim realmente existia. Seria possível essa transformação extrema?”, pergunta Eric, que se interessou pela história de Joshua após ler um livro sobre ele, em entrevista ao Los Angeles Times.

O documentário produzido pela dupla de cineastas mostra a busca de Joshua pelo perdão de parentes de vítimas e ex-soldados, com quem se envolveu diretamente. À época da guerra civil, Joshua chegou a ser conselheiro espiritual do falecido presidente da Libéria, Samuel K. Doe. Agora casado, Joshua tem três filhos com a também pastora Josie: Michaela, Joshua Jr e Janice, atua desde 1999 com seu ministério em Gana, em áreas isoladas de diversos países da África, como Togo, Benin, Nigéria, Chade, Guiné e a própria Libéria, sua terra natal.

A exibição do documentário ocorrerá no dia 22 de Janeiro de 2012, no Documentary Channel. A Comissão para Verdade e Reconciliação estabelecida no seu país natal irá definir quem deve ser julgado por crimes de guerra. Joshua foi indiciado e se colocou à disposição para um julgamento em um tribunal internacional em Haia. Ele espera que sua confissão ajude a curar as feridas de seu país.

 

Presidente da África do Sul critica cristianismo por “ter trazido para África órfãos, orfanatos e lares de idosos”

 

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, atacou o cristianismo em um discurso por, segundo ele, “ter trazido para África órfãos, orfanatos e lares de idosos”. A fala se deu em um evento que Zuma participava para alertar os sul-africanos para a segurança no trânsito.

Zuma afirmou que antes da chegada da religião no país, o país não sofria com o abandono de pessoas: “Como africanos, muito antes da chegada da religião e do culto nós tínhamos a nossa forma de fazer as coisas. Esses eram os tempos a que as pessoas religiosas se referem como ‘a idade média’ mas nós sabemos que nesses tempos não haviam órfãos, orfanatos nem lares de idosos. Foi o cristianismo que trouxe para cá essas coisas”, afirmou o presidente sul-africano, segundo informações do jornal local “Times”.

Ele ainda ressaltou que talvez seja hora de as pessoas “voltarem a fazer as coisas à maneira antiga” porque para ele, a modernidade tem sido nociva para a sociedade. Jacob Zuma ainda citou o exemplo da lei que proíbe os castigos corporais das crianças, lembrando que devido às leis em vigor os pais já não podem educar os filhos como querem. Aqui no Brasil, essa legislação foi apelidada de “Lei da Palmada” e também tem sido criticada por políticos evangélicos. “Apesar de não estar a culpar as leis, não consigo ser diplomático a este respeito. É um fato”, reclamou Zuma.

Porém o presidente sul-africano, apesar de criticar o cristianismo, tem utilizado a religião cristã em conjunto com o partido ANC para promover suas campanhas eleitorais, segundo o jornal “Times”. Em 2007, o presidente foi consagrado pastor honorário pela Assembleia Geral das Igrejas Carismáticas Independentes, na cidade de Durban. Frequentemente Jacob Zuma visita igrejas cristãs em seu país e recebe oportunidades de discursar nos púlpitos dessas igrejas.

Durante as eleições de 2009, Zuma que possui duas esposas e um filho com uma amante, causou polêmica ao afirmar que seu partido governaria a África do Sul até o arrebatamento: “o ANC governará a África do Sul até Jesus Cristo voltar à terra”, e em um discurso na cidade de Mpumalanga, afirmou que “só quem votar no ANC vai para o céu quando morrer”.

-“A África do Sul é um país baseado nas regras e nos princípios de Deus. Quando nós (dirigentes) tomamos posse no governo levantamos a mão direita e de fato pronunciamos ‘que Deus nos ajude’. Penso que ninguém poderá negar que a África do Sul se baseia nos princípios de Deus”, afirmou Zuma em um de seus discursos.

Fonte: Gospel+

 

Governo do Irã confisca Bíblias e destrói igrejas declarando guerra ao cristianismo

 

Mais de 6.500 Bíblias foram confiscadas, sites foram fechados e igrejas foram destruídas por autoridades iranianas em uma ofensiva do governo contra o crescimento do cristianismo no país.

Segundo a agência oficial de notícias Mehr, a ação se justifica por que “os missionários cristãos têm feito uma campanha milionária, com publicidade enganosa para que a opinião pública e a juventude se afastem dos ensinamentos do Islã”.

O aiatolá Hadi Jahangosha manifestou sua preocupação com a “expansão do cristianismo entre os jovens”, e culpou os meios eletrônicos de comunicação e a facilidade de acesso a literatura cristão pela expansão: “É responsabilidade de todos os cidadãos do Irã que façam algo sobre isso e cumpram seu papel na difusão do Islã puro, lutando contra as culturas falsas e distorcidas do Ocidente” disse o líder islâmico.

Segundo a agência cristã iraniana Mohabat News, um assessor do comitê de assuntos sociais do Parlamento do Irã confirmou que a maioria das milhares de Bíblias confiscadas veio das cidades de Zanjan e Abhar, Estado de Zanjan.

“O importante neste assunto é que a polícia, os juízes e os líderes religiosos devem estar cientes que os cristãos estão se fortalecendo para enfrentar o Islã, caso contrário, qual o sentido de terem produzido este grande número de Bíblias?” disse um representante do governo sobre as Bíblias confiscadas, que segundo ele “foram produzidas com uma melhor qualidade de papel, em tamanho de livro de bolso.”

Além do confisco de Bíblias o temor dos líderes cristãos no país é de que o governo destrua igrejas no país como aconteceu na cidade de Kerman onde uma das principais igrejas foi destruída por autoridades locais.

Além do confisco de Bíblias, o que preocupa a liderança cristã no país é a destruição de igrejas, como aconteceu na cidade de Kerman, onde uma das principais igrejas da cidade foi destruída por autoridades islâmicas locais. A liderança afirma também que o governo Mahmoud Ahmadinejad está preocupado com o grande número de muçulmanos que estão se convertendo ao cristianismo. Segundo eles o país já tem pelo menos 100.000 cristãos.

Outro alvo de ataque do regime iraniano são os sites em língua persa com conteúdo cristão, entre eles a agência Mohabat News. Muitos sites foram tirados do ar com ataques que sobrecarregam os servidores, um tipo de ataque cibernético, conhecido como DDoS, que está se tornando muito comum para retirar sites do ar.

E o governo não se preocupa em esconder seus atos, o Ministério da Segurança do Irã anuncia ter eliminado uma rede de Internet que, segundo as autoridades, “fazia propaganda antirreligiosa no ciberespaço”. O ministério anunciou também a prisão de várias pessoas envolvidas com esses sites e criou um comitê regulatório para monitorar os usuários de internet no país.

Fonte: Gospel+

 

Sociedade Bíblica do Brasil promove seminário sobre dependência química: “A recuperação se dá de mãos dadas”

 

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) realizará nessa sexta-feira (31/08) o V Seminário sobre Dependência Química. O evento tem como objetivo debater sobre a dependência química e a importância da Bíblia no processo de recuperação dos dependentes químicos e em sua reintegração social.

O seminário será realizado em Barueri, a 30 km de São Paulo, onde fica o Museu da Bíblia, a gráfica e a sede da entidade, e será aberto a dependentes químicos em tratamento e seus familiares, bem como a dirigentes de comunidades terapêuticas, organizações que trabalham na prevenção e tratamento, e aos profissionais da área e interessados no assunto.

Leia mais...

Missionário Russel P. Shedd ministrará em culto de agradecimento pelos 50 anos da editora Vida Nova

 

 A Edições Vida Nova está comemorando 50 anos de fundação e promoverá no próximo sábado, 01/09, um culto de gratidão a Deus no templo da Igreja Batista de Vila Mariana, em São Paulo.

O teólogo e missionário Russel P. Shedd será o preletor da noite, que contará ainda com a participação do coral da igreja.

Leia mais...