Pastor expõe “piriguetes” gospel e critica comportamento “galinha” de jovens evangélicos 

A cultura dos relacionamentos de curto prazo vem influenciando de maneira intensa o comportamento dos jovens evangélicos, e o assunto virou tema de artigos do pastor e escritor Renato Vargens, que criticou os “galinhas”.

Nos textos, o pastor pontua que as “piriguetes” causam bastante burburinho e constrangimentos públicos, pois não hesitam em trocar de namorado periodicamente.

“Confesso que tenho ficado abismado com algumas moças que influenciadas pelo feminismo e a liberação sexual se relacionam com vários parceiros no decorrer do ano. Nessa perspectiva tornou-se comum, encontrar ‘piriguetes’ nas igrejas, cujo comportamento nos fazem ruborizar de vergonha”, afirmou.

Leia mais...

Pastor critica práticas místicas e supersticiosas adotadas por evangélicos no réveillon: “Bobagem”  

Quando um ano termina, muitas pessoas se preparam para a chegada do novo ciclo com simpatias e outras superstições. E, apesar de o Evangelho ser completamente avesso a essas práticas, muitos cristãos – católicos e evangélicos – se apegam a rituais e mandingas.

Sobre isso, o pastor e escritor Renato Vargens publicou um artigo criticando as práticas supersticiosas, como usar peças de roupa amarelas para “atrair dinheiro”, ou comer lentilhas para o mesmo fim.

Leia mais...

Achado arqueológico reforça narrativa bíblica sobre a expulsão de legião de demônios por Jesus 

Arqueólogos descobriram uma laje de mármore raro perto do Mar da Galiléia, e a divulgação de alguns detalhes apontam para o episódio em que Jesus expulsou uma legião de demônios de um homem que vivia entre os túmulos para uma manada de porcos.

A narrativa dessa passagem do ministério de Jesus está no capítulo 8 do evangelho de Lucas. A antiga laje, datada de 1.500 anos, foi encontrada no local onde acredita-se que tenha sido uma sinagoga de Kursi, e contém inscrições em hebraico que inclui frases como “lembradas para sempre” e “Amém”.

Leia mais...

Discussão leva homem a matar o próprio sobrinho durante culto da Igreja Quadrangular 

Uma discussão em família que começou por uma disputa de espaço terminou, dentro de uma igreja, com a morte de um dos envolvidos.

O caso, registrado na cidade de Ferraz de Vasconcelos, na Região Metropolitana de São Paulo, interditou o templo da Igreja do Evangelho Quadrangular no Jardim Dayse.

De acordo com informações da rádio Band News FM, Leonildo Ferreira da Silva, 30 anos, foi assassinado pelo tio, Adilson Vieira dos Santos, 40 anos, durante um culto na última quinta-feira, 17 de dezembro.

A briga entre os dois começou por uma disputa de espaço no quintal do terreno onde ambos viviam. Durante o desentendimento, Adilson resolveu matar o sobrinho a golpes de faca.

Leia mais...

Rumor de que igrejas estariam proibindo evangélicos de verem Star Wars se espalha; Pastor critica 

Um rumor de que um conselho de pastores teria proibido os evangélicos de assistirem ao filme “Star Wars – O Despertar da Força” correu a internet nos últimos dias, e um renomado pastor comentou o caso.

Na “proibição” aos evangélicos de irem ao cinema ver o filme, ou de comentar positivamente a saga nas redes sociais, o argumento era que a narrativa seria “descaradamente afinada com os princípios normativos do satanismo”, e que o “aclamado ‘despertar da força’ faz referência direta à força de Lúcifer, que no hebraico significa o portador da luz. Esta luz é inserida no contexto de Star Wars como sendo o faixo de luz emanado pelas espadas dos jedis”.

Leia mais...

Ex-muçulmano, pastor diz que postura da Igreja sobre o Estado Islâmico deve ser de “oração” 

O Estado Islâmico alcançou uma posição de ser a preocupação de diversos países e grupos sociais, e um pastor, que se converteu ao Evangelho após abandonar o islamismo, pregou um sermão sobre qual a postura que a Igreja deve tomar a respeito do assunto.

No contexto em que como Igreja, todos nós cristãos somos parte da sociedade, o pastor Naeem Fazal, autor do livro “Ex-muçulmano”, ponderou que há apenas uma postura a ser tomada em relação aos grupos terroristas motivados pelo extremismo muçulmano.

Leia mais...

Muçulmano que agredia a esposa cristã se converte após perder os movimentos e sonhar com Jesus 

Um muçulmano se converteu ao Evangelho após agredir a esposa por ela ter abandonado a fé islâmica. Essa história, surpreendente e com dose extra de ação sobrenatural, exibe um resultado prático do poder de transformação da mensagem de Jesus.

O testemunho do casal Gulzhan e Elemes é mais um que apresenta o encontro de um muçulmano com Jesus através de sonhos. Ela, estudava a Bíblia Sagrada com uma colega de serviço, e resolveu entregar sua vida ao Nazareno, aceitando o Filho de Deus como Salvador após sonhar com Ele.

Elemes não aceitava que a esposa tivesse abandonado o islamismo, e todos os dias que a flagrava lendo a Bíblia, a espancava, para forçá-la a voltar à religião na qual foram criados. Certa noite de inverno, ao encontrar a esposa cantando louvores a Deus, resolveu surrá-la enquanto insultava Jesus com palavrões, e a expulsou de casa.

Leia mais...

Evangélico, atacante Fred afirma que sua maior conquista foi Deus tê-lo escolhido: “Sou feliz” 

O jogador Fred, atacante do Fluminense, recém-casado, falou sobre a sua percepção de que sua principal conquista de vida foi ter se convertido ao Evangelho.

Antes conhecido por sua fama de conquistador entre as torcedoras, Fred passou a se dedicar ao relacionamento com Paula Armani, publicitária que conheceu quando se mudou para o Rio de Janeiro e com quem esteve até junho desse ano, quando romperam.

Em setembro, Fred decidiu que era hora de se batizar, e pouco tempo depois, reatou o relacionamento com Paula e iniciou os planos para o casamento. Os noivos trocaram alianças no final de novembro.

Leia mais...

Chiquinha testemunha conversão ao Evangelho e compartilha a Palavra por onde passa 

A atriz e humorista Maria Antonieta de las Nieves, que ficou conhecida ao redor do mundo por sua interpretação da personagem Chiquinha, do seriado Chaves, se converteu ao Evangelho durante um evento em Nova York, no último mês de junho.

O evento evangelístico “Harlem’s Hispanic Christian” já é tradicional na periferia da maior cidade do planeta, e Maria Antonieta ouviu a abordagem evangélica da mensagem cristã e decidiu entregar sua vida a Jesus.

De acordo com o site Mundo Cristiano, a atriz teria relatado sua conversão ao pastor Rubén Proietti, que é presidente da Aliança Cristã das Igrejas Evangélicas da República da Argentina (ACIERA).

Leia mais...

Missão Portas Abertas acolhe centenas de mulheres resgatadas de cativeiro do Boko Haram 

Um grupo de centenas de mulheres que haviam sido sequestradas pelo grupo extremista muçulmano Boko Haram foi resgatado pelo Exército da Nigéria e os missionários da Portas Abertas para prestar assistência social e psicológica a elas.

As mulheres eram mantidas em cativeiro na região do Sambisa, uma floresta no estado de Borno, nordeste da Nigéria.

Leia mais...

Evangelista prega Jesus Cristo em Israel e mais de mil judeus se convertem ao Evangelho 

Um judeu messiânico chamado Sid Roth promoveu um evento evangelístico em Tel Aviv, a capital administrativa de Israel, e levou a mensagem da graça a uma enorme, e mais de mil judeus presentes no evento se converteram ao Evangelho, reconhecendo Jesus como o Messias.

Roth é um famoso televangelista norte-americano, que mantém um programa de TV chamado It’s Supernatural (“É Sobrenatural”, na tradução livre). Segundo informações do site Charisma News, a mensagem foi pregada em inglês, com tradução simultânea para o russo.

Leia mais...

Parlamentar alerta autoridades europeias contra “genocídio de cristãos” feito pelo Estado Islâmico 

As denúncias de perseguição religiosa contra cristãos feita por líderes como o papa Francisco e o pastor Franklin Graham, dentre outros, e ignoradas pela grande mídia, ganharam atenção de um parlamentar sueco, que classificou a ação de extremistas muçulmanos, como o Estado Islâmico, de genocídio.

Lars Adaktusson, do partido Democrata-Cristão da Suécia, publicou uma carta aberta afirmando que há evidências claras de que o Estado Islâmico quer erradicar todos os cristãos dos territórios que ocupou na Síria e no Iraque.

A carta, publicada no jornal sueco Svenska Dagbladet, pede aos países-membros da União Europeia que reconheçam os contornos de genocídio que a perseguição religiosa perpetrada contra cristãos ganhou nos últimos anos no Oriente Médio.

Leia mais...

Em desabafo, pastor convoca cristãos a combaterem a corrupção: “É um crime que mata” 

O estupor dos cidadãos de bem brasileiros com a dimensão das práticas de corrupção no país vem se tornando tão grande quanto o número de escândalos revelados diariamente na imprensa. A sensação presente na sociedade é de que é chegado o momento de se posicionar com firmeza e tolerância zero para esse tipo de crime.

Dentro desse cenário, o reverendo presbiteriano Hernandes Dias Lopes publicou um vídeo com uma análise do potencial de dano que os crimes de corrupção possuem, e chamou a atenção para o fato de que as consequências para um ato de mal uso, ou desvio, do dinheiro público, podem ser inúmeras e diversas.

Leia mais...

Tempestade derruba templo de igreja evangélica e mata obreiro que fechava o local após culto 

Uma tempestade derrubou o templo de uma igreja evangélica e matou um obreiro na cidade de Fartura do Piauí, localizada a 568 quilômetros ao sul da capital do estado, Teresina.

Os ventos que acompanharam a forte chuva de granizo causaram grandes estragos em diversas cidades da região, e derrubaram as paredes do templo assim que o culto da noite de quinta-feira, 26 de novembro, havia terminado.

Florisvaldo Ferreira dos Santos, 56 anos, obreiro, havia ficado na Igreja do Nazareno para fechar as janelas e portas do templo, quando a tempestade pôs abaixo as paredes do templo. Um homem que estava com Santos no local também ficou ferido.

Leia mais...

África do Sul aperta o cerco contra pastores que obrigam fiéis a comerem grama e cobras 

As distorções teológicas cometidas por líderes de igrejas neopentecostais na África do Sul fizeram o governo do país se mobilizar para combater o que enxerga como seitas. A Comissão para os Direitos Culturais, Religiosos e Linguísticos da África do Sul (CRL Rights Commission) abriu uma investigação para punir a “comercialização da religião” e “o abuso” da fé alheia que propiciam ganhos financeiros absurdos.

Dentre os escândalos que levaram as autoridades a se posicionarem estão casos relatados pela imprensa de pastores que fizeram fiéis engolirem serpentes, ratos, grama e até gasolina. Em outras circunstâncias, pastores se deixaram filmar pulando em cima da barriga de fiéis ou obrigando-os a ficarem nus.

Leia mais...

Após tornado, fiéis se reúnem em templo destruído para louvar a Deus 

Os fiéis da Segunda Igreja Quadrangular de Marechal Cândido Rondon (PR) gravaram um vídeo no que restou do templo após a passagem de um tornado na cidade.

O templo, que ainda seria inaugurado no domingo, 06 de dezembro, foi derrubado por ventos que chegaram a 125 Km/h. Casas e estabelecimentos comerciais também foram danificados, além de árvores e postes de energia elétrica que foram arrancados do chão.

De acordo com informações do G1, o templo vinha sendo construído aos poucos, e a obra levou nove anos para ficar pronta.

Leia mais...

Gideões Internacionais são proibidos de distribuir exemplares da Bíblia Sagrada em seis escolas 

O grupo missionário Gideões Internacionais realiza um tradicional e abrangente trabalho de distribuição de exemplares da Bíblia Sagrada em diversos países, mas a perseguição religiosa promovida por ativistas ateus tem limitado a atuação da entidade em escolas dos Estados Unidos.

Em um caso recente, a distribuição de Bíblias em seis escolas do condado de Bledsoe, no estado do Tennessee, foi interrompida devido à uma postura oficial da superintendente de educação da região, Jennifer Terry.

Leia mais...

Pastores criticam “elementos judaizantes” entre evangélicos e lembram alerta de Paulo aos Gálatas 

A carta do apóstolo Paulo aos cristãos da Galácia contém, dentre alguns aspectos, uma preocupação com a presença de elementos da religião judaica entre os fiéis da Igreja Primitiva. Esse aspecto da carta paulina aos gálatas foi parte de um debate promovido pela TV Gazeta de Rio Branco (AC), com a presença líderes evangélicos, como os pastores Paulo Siqueira e Renato Vargens.

Siqueira, que é um dos integrantes do movimento Voltemos ao Evangelho Puro e Simples, destaca que Paulo se preocupou em destacar “o Evangelho de Cristo” em detrimento de “outros evangelhos” que começavam a surgir entre os cristãos da época.

Leia mais...

Atores da Globo gravam vídeo pró-aborto ironizando virgindade de Maria; Pastor responde 

Um vídeo com atores da TV Globo, produzido pela equipe responsável pelo documentário “Olmo e a Gaivota” em apologia ao aborto sacudiu as redes sociais nos últimos dias pela afirmação de que Maria não era virgem quando engravidou.

Intitulado “Meu Corpo, Minhas Regras”, o vídeo tem recebido muita reprovação dos usuários do YouTube, com mais de 76,9 mil cliques contrários, enquanto a aprovação é de 9 mil.

Leia mais...

Namoro integral: pastor comenta nova tendência de relacionamento de jovens cristãos regado a sexo

Que a tradição evangélica desaconselha o sexo fora do casamento, todos sabem. E que existem movimentos que se esforçam para realçar as vantagens de esperar pelo casamento para conhecer o sexo, também. O que é novidade é o movimento que vem ficando conhecido como “namoro integral”, em que jovens evangélicos já combinam, antes de o relacionamento começar, que o sexo não será evitado. Muito pelo contrário.

O pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança, publicou um artigo narrando uma experiência recente relacionada ao “namoro integral” e lamentou as relativizações que vêm acontecendo entre os evangélicos.

Leia mais...

Cresce o número de muçulmanos em fuga do Estado Islâmico que se convertem ao Evangelho 

O número de muçulmanos refugiados em acampamentos da Organização das Nações Unidas (ONU) que se converte ao Evangelho só cresce, de acordo com o relato de missionários que atuam como voluntários nesses locais.

Ao chegarem nesses acampamentos fugindo do terror promovido pelo Estado Islâmico, ou por outros grupos extremistas menores, esses muçulmanos (sírios e/ou iraquianos) são recepcionados com solidariedade e amor por cristãos voluntários, e se espantam ao ver uma prática totalmente oposta à descrita por seus líderes religiosos.

Leia mais...

Comissão aprova PEC que permite questionamento de leis no STF por igrejas 

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados criada para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 99/11 aprovou o texto, que prevê às entidades religiosas de âmbito nacional o direito de propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais...

Capelão é obrigado a renunciar ao cargo por citar versículo que fala do pecado da homossexualidade 

Um pastor que atuava como capelão voluntário em uma prisão foi obrigado a renunciar ao cargo após ter citado um versículo bíblico durante um culto que fala contra a homossexualidade.

Barry Trayhorn era jardineiro na prisão de HMP Littlehey, em Bedfordshire, a pouco mais de 100 quilômetros de Londres, na Inglaterra, e passou a ser capelão voluntário em 2011.

Em um sermão recente, o pastor citou o versículo 6 da primeira carta de Paulo aos Coríntios, onde o apóstolo condena diversos pecados, incluindo a homossexualidade. Em entrevista ao Daily Mail, Trayhorn afirmou que queria explicar à congregação dos detentos – muitos dos quais cometeram crimes de abuso sexual horríveis – a mensagem cristã do perdão.

Leia mais...

Arqueólogos anunciam a descoberta de fortaleza dos tempos bíblicos em Jerusalém

 

 

Arqueólogos anunciaram a descoberta das ruínas de uma fortaleza erguida pelos gregos em Jerusalém e mencionada no livro apócrifo dos Macabeus. A pesquisa, que durou mais de um século, foi comandada pela Autoridade de Antiguidades de Israel.

De acordo com os pesquisadores, a fortaleza teria sido erguida há mais de dois mil anos, em um período que antecede o nascimento de Jesus, e teria sido usada, primeiramente, como um centro de poder, e depois, como um bastião para conter uma rebelião judaica.

A ruína está localizada fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém e dá vista para um vale ao sul, onde segundo os arqueólogos, seria uma área onde ficou concentrada a construção de Jerusalém durante o reinado de Davi.

Leia mais...

Pastor encoraja Igreja a “nunca comprometer princípios” e diz que ativismo gay é “autodestrutivo” 

O pastor e escritor Michael Brown encorajou os cristãos a permanecerem firmes nos ensinamentos da Bíblia Sagrada em relação à homossexualidade, mas ponderou que o assunto deve ser encarado de maneira pacífica, sem incentivos ao enfrentamento com ativistas gays.

Brown palestrou em uma conferência anula promovida pelo Seminário Evangélico do Sul no templo da Calvary Church, segundo informações do Christian Post. No evento, o pastor afirmou que “a agenda LGBT não vai durar mais que o testemunho cristão”, e que por isso, a postura sobre o assunto deve ser de perseverança.

Leia mais...

Cresce o número de pastores que veem islamismo e cristianismo como religiões semelhantes 

O surgimento de uma vertente apelidada de “crislamismo”, que enxerga o cristianismo e o islamismo como religiões “semelhantes” levou o instituto LifeWay Research a fazer uma pesquisa com pastores e descobrir quantos deles são simpáticos a essa interpretação.

O resultado surpreendente mostrou que 17% dos pastores protestantes dos Estados Unidos são propensos a relacionar as duas crenças. O relatório do LifeWay Research considera o “segmento pequeno, mas crescente”, e chama atenção para o fato de que há cinco anos, o número de líderes evangélicos com essa visão era de 9%.

Leia mais...

Comissão da Câmara aprova projeto sobre armas criticado pelo pastor Silas Malafaia 

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do Projeto de Lei 3722/2012, que revisa o Estatuto do Desarmamento e prevê a redução da idade mínima para o porte de armas.

O projeto, apoiado por especialistas no assunto, foi duramente criticado pelo pastor Silas Malafaia, que gravou umvídeo contra a flexibilização das regras para a aquisição de armas e disse que cobraria os parlamentares da bancada evangélica para votarem contra.

Segundo especialistas, nos países em que o porte de armas foi mantido para a população, os índices de criminalidade diminuíram, pois acredita-se que os assaltantes evitam abordar alguém que eles não sabem se poderá estar armado e reagir.

Leia mais...

 

Pesquisa mostra Igreja e Forças Armadas como instituições mais confiáveis para brasileiros 

Uma nova pesquisa sobre a confiança dos brasileiros nas instituições apontou que as igrejas gozam de prestígio junto à população, até mais do que a própria Justiça. Os dados foram obtidos pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), através da 129ª edição da pesquisa, realizada pelo instituto MDA.

Dentre os 2.002 entrevistados, 54,7% disseram confiar nas igrejas, colocando as denominações religiosas cristãs no topo da lista; enquanto 17% colocaram sua confiança nas Forças Armadas, o que dá aos militares o segundo lugar; e 7,6% na Justiça, em terceiro.

De acordo com informações do Jornal Opção, todas as cinco regiões do país foram pesquisadas, com levantamentos realizados em 24 estados e 136 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, o que elimina a possibilidade de empate nas primeiras colocações. A confiabilidade das respostas é de 95%, e o MDA fez auditoria em 20% da amostra.

Leia mais...

Jihadista do Estado Islâmico enviado para matar cristãos aborta missão ao ouvir o Evangelho 


Um jihadista do Estado Islâmico se converteu ao Evangelho após entrar disfarçado como refugiado em um campo da ONU na Jordânia. Ao se deparar com o “amor dos cristãos”, ele desertou de sua missão.

A entidade missionária Christian Aid relatou que o Estado Islâmico tem enviado jihadistas disfarçados para os campos de refugiados, a fim de matar cristãos e sequestrar mulheres e meninas.

Leia mais...

Pastor mata a tiros homem que invadiu culto e passou a ameaçá-lo na frente dos fiéis

Um incidente aparentemente de intolerância terminou com a morte de um homem durante um culto no último domingo, 18 de outubro. E o responsável pelos cinco disparos foi o pastor da igreja.

O caso foi registrado na cidade de Detroit, Michigan (EUA), no templo da City ofGodChurch. De acordo com as testemunhas, o homem entrou no local armado com um martelo e um tijolo, proferindo palavras de ameaça contra o pastor.

Leia mais...

Estudo abrangente aponta que 35% dos cristãos sofrem ou já sofreram com doenças mentais 

Uma pesquisa apresentada recentemente, no Dia Mundial da Saúde Mental, revelou que 35% dos cristãos sofrem, ou já sofreram, com algum tipo de doenças mentais.

O dado, alarmante, mostra ainda que 70% dos entrevistados entendem que as igrejas não têm estrutura para lidar com esse cenário.

O estudo foi realizado pelo instituto Christian Research com 17 mil fiéis de todo o Reino Unido, segundo informações do Christian Today.

Leia mais...

Justiça determina reabertura de processo por “homofobia” contra o pastor Silas Malafaia 

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região reabriu o processo movido pelo Ministério Público Federal contra o pastor Silas Malafaia por causa de seus comentários contrários a uma manifestação de militantes homossexuais durante a Parada Gay de 2011.

À época, indignado com o uso de símbolos católicos para protestar contra a visão cristã da homossexualidade, Malafaia disse que era preciso confrontar os ativistas gays: “Os caras na Parada Gay ridicularizaram símbolos da Igreja Católica e ninguém fala nada. É pra Igreja Católica entrar de pau em cima desses caras, sabe? Baixar o porrete em cima pra esses caras aprender (sic). É uma vergonha”.

Leia mais...

Organizadores de Parada Gay usam Praça da Bíblia como palco e causam disputa judicial 

A organização da Parada Gay na cidade de Ji-Paraná (RO) usou um espaço público batizado de “Praça da Bíblia” para encerrar o evento, realizado no último domingo, 11 de outubro. A decisão dos ativistas gays causou enorme polêmica e uma batalha judicial.

Por lei, a cidade definiu que a “Praça da Bíblia” não poderia ser usada para realização de eventos não-religiosos. Mesmo assim, o responsável pela Parada Gay, Fabrício Xavier, solicitou autorização na prefeitura para montar a estrutura de concentração do evento no local.

Leia mais...