Tamanho da letra:

AS FRAQUEZAS DE UM HOMEM 

        Simão Pedro foi um dos homens escolhidos por Deus para fazer parte de um seleto grupo de discípulos de Cristo, conhecido como o Colégio Apostólico. Observa-se na leitura dos Evangelhos que Pedro, possuidor de um temperamento sanguíneo, impulsivo, sempre se expunha a situações em que, às vezes, fracassava, como por exemplo, naquele episódio em que Jesus viera ao encontro dos seus discípulos andando sobre as ondas do Mar da Galiléia, e que ele fora, em obediência ao comando do Senhor, ao seu encontro andando também sobre as ondas do mar. Naquela ocasião, por um determinado momento Pedro estava sendo objeto de uma ação miraculosa de Deus, quando andava sobre as ondas e não afundava. No momento seguinte, dominado pela dúvida e pelo medo, Pedro afundava no mar, mas fora socorrido pelo Senhor em resposta a uma oração desesperada: “Senhor salva-me”.

    Outro momento de fraqueza desse homem foi quando da prisão de Jesus. Pedro, que antes dissera que acompanharia Jesus até a morte, estava negando vergonhosamente o seu Senhor diante de uns servos do sumo sacerdote. Por sinal, a negação de Pedro foi em três ocasiões, episódio esse relatado pelos quatro Evangelhos. Ainda nas Escrituras encontramos outras e outras fraquezas desse grande homem de Deus.

   Alguns irmãos são ousados em criticar as fraquezas e falhas dos personagens bíblicos. Uns criticam o povo de Israel na caminhada no deserto em demanda da terra da promessa, dizendo que se fossem eles não se portariam como aqueles homens (aliás, eu tenho as minhas dúvidas de que se em circunstâncias parecidas com aquelas que povo de Deus viveu, como, por exemplo, a escassez e falta de diversidade de alimentos, não faríamos pior, pois têm pessoas que, por muito menos, reclamam da vida que é uma barbaridade). Outros criticam a Davi pelas suas falhas, outros a Eli, ainda outros a Oséias o profeta por ter casado com uma mulher de vida fácil, e assim por diante.

    Irmãos amados, as fraquezas daqueles homens são também as nossas fraquezas. Ninguém é por si mesmo forte que venha a vencer todas as fraquezas inerentes a sua natureza humana, inclinada naturalmente ao pecado. Nós somos mais frágeis do que pensamos. Lembremo-nos de que o Senhor Jesus disse que sem Ele nada poderíamos fazer “... porque sem mim nada podeis fazer” Jo 15.5. Só a abundante graça divina dominando as nossas vidas é que nos fará vitoriosos em tudo. Só o poder de Deus em nossas vidas é que nos conduzirá sempre em triunfos (2 Co 2.14).

    Por causa de nossas limitações devemos estar sempre aos pés do Senhor, pedindo o Seu socorro e a Sua força para enfrentarmos as astutas ciladas do diabo, para enfrentarmos o mundo com todo o seu encanto, e para enfrentarmos a nós mesmos, aos nossos apetites carnais. Razão tinha o salmista, quando disse: “Para Ti, que habitas nos céus, levanto os meus olhos” Sl 123.1, e que disse também: “O nosso socorro está em o nome do Senhor, que fez o céu e a terra”. Sl 124.8.

   É preciso, irmãos, que entendamos que dependemos de Deus para tudo, inclusive, para vencermos as nossas fraquezas, pois as temos, e as temos numa quantidade maior do que pensamos. Só em Cristo é que temos a vitória. “Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.                          

Rev. Eudes Lopes Cavalcanti

Pastor Titular da III IEC/JPA