Tamanho da letra:

DEUS CONHECE TODAS AS COISAS

No Evangelho de João encontramos um relato sobre um homem chamado Natanael, que fora levado por Felipe, um dos discípulos do Senhor, para se encontrar com o Senhor Jesus. Quando Natanael se aproximou de Jesus, o Senhor fez a revelação de uma faceta do caráter daquele homem – um verdadeiro israelita em que não havia dolo. Quando Jesus disse aquilo, Natanael admirou-se muito e lhe perguntou donde o conhecia. Jesus respondeu que o vira debaixo de uma figueira. Essa poderosa revelação quebrantou o coração daquele homem que fez de imediato a sua profissão de fé. “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel” Jo 1.49.

Amados, essa revelação que Jesus fizera sobre a vida de Natanael nos fala de um dos grandes atributos naturais de Deus que é a Sua onisciência, ou seja, Ele conhece todas as coisas – o passado, o presente e o futuro. Conhece as coisas que estão ocultas e as reveladas, inclusive o que se passa no coração do homem. No Salmo 139, que é um dos salmos que falam desse grande atributo da divindade, encontramos: “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. (Sl 139.1-4). Em Hebreus 4.13, o escritor sacro nos diz que não há criatura alguma encoberta diante de Deus e que todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem havemos de tratar. No livro de Apocalipse, quando o Senhor Jesus se apresentou às sete Igrejas da Ásia Menor, Ele se revelou como aquele que conhecia as suas obras, e que nada escapava do Seu olhar perscrutador -. isso é dito sete vezes. O apóstolo Paulo ferindo também o assunto, nos falou de um dia quando Deus vai julgar os segredos dos homens.

Essa revelação de que o Deus verdadeiro é onisciente, de que sonda o coração de todos os homens, e de que nada escapa ao Seu conhecimento, deve trazer um profundo temor ao nosso coração, e uma grande responsabilidade de andarmos em sinceridade diante do Deus.

Depois de ser impactado com a revelação que o Espírito Santo lhe estava dando quando escreveu o Salmo 19, que fala da grandeza de Deus na obra da criação, bem como da revelação divina através de Sua Palavra, O rei Davi desconfiado da sua santidade interior, em oração ao terminar esse Salmo, disse: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” Sl 19.14; e quando ele terminou o Salmo 139, fez essa famosa declaração: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!”. Sl 139.23,24

Rev. Eudes Lopes Cavalcanti

Pastor Titular da III IEC/JPA