Tamanho da letra:

O COMPROMISSO MAIOR

Na vida assumimos muitos compromissos. Assumimos compromissos com o trabalho, com os estudos, com a família, com o lazer, com a profissão, com os amigos etc.  Esses compromissos assumidos demandam um tempo significativo de nossas vidas, mas o nosso maior compromisso deve ser aquele que assumimos quando fomos convertidos a Cristo, que é o compromisso com Deus e com a Sua obra.  Esse compromisso com Deus se reveste de maior magnitude porque Ele é o Ser Supremo, Criador e Senhor de tudo e de todos.

É preciso que levemos à sério esse compromisso como levaram os santos do passado, especialmente aqueles cujas biografias encontram-se no Cânon Sagrado, dentre eles Abraão e Paulo. Comecemos com Abraão, que foi chamado por Deus para sair da sua terra natal (Ur dos caldeus) para uma terra que seria mostrada por Deus oportunamente a ele. Na carta aos Hebreus encontramos: “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia” Hb 11.8. Diz ainda o texto sagrado que ele, pela fé, peregrinou nessa terra sem ter a posse dela. Mas o ápice desse compromisso com Deus foi quando o Senhor exigiu dele que sacrificasse o seu filho Isaque no monte Moriá, o que Abraão se prontificou a fazer, mas Deus, graciosamente, providenciou um cordeiro para o sacrifício, que substituiu a Isaque no ato final do sacrifício. Quanto à Paulo, que era um conceituado líder fariseu, perseguidor da Igreja, depois da experiência de conversão acontecida na estrada de Damasco quando ia perseguir a Igreja naquela cidade, tudo mudou em sua vida. Agora convertido a Cristo, Paulo levou tão a sério o seu compromisso com Deus, que disse em certa ocasião:  “E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” At 20.22-24. No momento seguinte em Cesaréia ele disse aos irmãos que, inconformados, pediam que ele não subisse a Jerusalém: “Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus” At 21.13. Em outra ocasião ele disse que para ele o viver era Cristo e o morrer era lucro (Fp 1.13). No final de sua vida, o apóstolo aos gentios, disse: “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” 2 Tm 4.6-8.

Amados, o momento é de reflexão. Será que estamos levando à sério o nosso compromisso com Deus? Ocupa o Senhor e a Sua obra o primeiro lugar em nossas vidas? Ocupa Ele todos os espaços do nosso coração? Essas e outras são perguntas inquietantes para a Igreja de Cristo, de quem se espera um compromisso maior com Deus.

No Sermão do Monte, o Senhor Jesus disse aos seus discípulos que estavam preocupados com compromissos deste mundo, o seguinte: “Mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas” Mt 6.33. Ainda, quando interrogado pelos religiosos da época sobre qual dos mandamentos era o maior, o Senhor disse:” E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” Mt 22.37.

Assim sendo, amados, procuremos com a ajuda do Espírito de Deus que habita em nós, colocar Cristo e a Sua Igreja como as coisas mais importantes de nossas vidas, e assim viveremos intensamente a fé que professamos.

Rev. Eudes Lopes Cavalcanti

Pastor Titular da III IEC/JPA