A oposição à ideologia de gênero vem sendo feita em diversas frentes pelas lideranças evangélicas, na intenção de combater o conceito – vendido como verdade – de que o ser humano nasce neutro em termos de gênero, a despeito do sexo biológico, e decide o que será a partir da construção social à sua volta.
Em Blumenau (SC), a estratégia usada para combater a doutrinação “progressista” é uma campanha nos outdoors da cidade, custeada pela Ordem dos Ministros do Evangelho de Blumenau (Omeblu).
Os cartazes fazem parte das celebrações do Dia Nacional da Família, comemorado no dia 08 de dezembro em todo o Brasil. “XX e XY – uma questão de genética. Família, projeto de Deus”, diz o texto nos outdoors, em referência aos cromossomos que determinam biologicamente o sexo de uma pessoa: XX para mulheres e XY para homens.
A experiência de culto a Deus no meio pentecostal é marcada pela busca de manifestações espirituais, e frequentemente, vídeos de reuniões com expressões de emoção, alegria e comunhão geram debates teológicos nas redes sociais, e um registro de crianças aos prantos em um culto não passou despercebido, causando discussão entre fiéis evangélicos.
O vídeo em questão foi compartilhado pela pastora Priscila Seixas no Instagram, e posteriormente, compartilhado no Facebook por uma página de admiradores do cantor Rodolfo Abrantes.
“Nada de tocar em homem nu, a parada é ser tocado pelo Espírito Santo, nada de entrar em museu com arte pornográfica, a parada é entrar no santo dos santos, uma das cenas mais bonitas deste ano sem dúvida, Deus guarde as nossas crianças!”, dizia a legenda do vídeo na rede social.
Hamartiologia é uma palavra de origem grega (hamartia = pecado; logia = estudo), e significa a parte da Teologia Sistemática que estuda a doutrina do pecado.
Conceitos de Pecado: a) Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou a transgressão dessa lei; b) Pecado é tudo aquilo que pensamos, falamos e praticamos que não esteja de acordo com a lei moral de Deus; c) Pecado é qualquer falta de conformidade, ativa ou passiva, com a lei moral de Deus. Isso pode ser uma questão de ato, de pensamento ou de disposição; d) Pecado é errar o alvo.
O apóstolo João escreveu cinco livros canônicos (O Evangelho de João, 1ª, 2ª, 3ª João, e Apocalipse). No Evangelho, João enfatiza Cristo como o Filho Unigênito de Deus. No Apocalipse, O Primeiro e o Ultimo, o Alfa e o Ômega, e nas suas epístolas João enfatiza Cristo como o Deus encarnado. João escreveu 1ª João para combater uma heresia que grassava na Igreja da época sobre a pessoa de Cristo, que ensinava que Jesus não viera em carne. Na sua 2ª carta João adverte a Igreja sobre os falsos mestres que perambulavam pelas Igrejas na época, ensinando falsas doutrinas. Em 3ª João, o autor sacro adverte a Igreja sobre uma liderança autocrática que presidia uma das Igrejas locais da época, que estava sob a supervisão apostólica. O Gnosticismo que João combatia era a mais perigosa heresia que rondava a vida das Igrejas da época...
Ao longo dos últimos anos, o criacionismo enfrentou um processo intenso de descrédito por parte do que se pode definir como “elite científica”, intelectuais e outros formadores de opinião. Mas, para o físico brasileiro Adauto Lourenço, a ciência devidamente estabelecida e a Bíblia corretamente interpretada caminham em harmonia, e essa é a chave para interpretar o Gênesis.
Para Lourenço, que é cristão e um dos poucos defensores da interpretação literal do Gênesis, é preciso apenas um pouco de conhecimento científico para concluir que a narrativa do primeiro livro da Bíblia Sagrada usa uma linguagem simples como forma de relatar a complexidade da criação do universo e da vida.
Há aproximadamente 20 anos, Lourenço diz que deixou de ser um evolucionista teísta, alguém que tenta conciliar a criação e a teoria da evolução, para se tornar um criacionista, uma interpretação cuidadosa e contextualizada na ciência do que a Bíblia relata.