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Uma panorâmica sobre 1ª João        

     João, apóstolo, escreveu cinco livros que fazem parte do Cânon do Novo Testamento: Evangelho de João, 1ª, 2ª e 3ª João e Apocalipse. Dentre os apóstolos ele, juntamente com Pedro, e seu irmão Tiago, gozaram de privilégios especiais junto ao Senhor Jesus Cristo como, por exemplo, presenciaram a transfiguração do Senhor, da ressurreição da filha de Jairo e da agonia do Salvador no Getsêmani.

     Os escritos de João foram os últimos  escritos do Novo Testamento sendo a 1ª carta escrita entre os anos 85 a 95 d.C.

     A primeira epistola escrita por João, a exemplo das epistolas 2ª Pedro e Judas,  teve como objetivo expor e combater os falsos ensinamentos que eram ministrados por falsos mestres que tinham convividos com as igrejas, mas que não estavam mais nelas;  bem como exortar aos seus filhos na fé a manterem uma vida de santidade e de comunhão com Deus. O tema dessa carta gira em torno de dois conceitos: Verdade e Justiça.

     Nessa carta não são identificados os seus destinatários, nem também a sua autoria, mas é consenso dos estudiosos que foi escrita por João e que os destinatários estavam espalhados na Ásia Menor que na época estavam sob a supervisão apostólica de João.

     Essa carta tem as seguintes características: 1) A carta define a vida cristã contrastando termos tais como luz e trevas, verdade e mentira, justiça e pecado, amor e ódio, amar a Deus e amar o mundo, filhos de Deus e filhos do diabo, etc; 2) É o único escrito do Novo Testamento que apresenta Jesus como advogado do crente junto ao Pai celestial; 3) Nessa carta não há citações do Antigo Testamento, baseando-se apenas no ensino apostólico; 4) Quanto à Cristologia, a carta enfoca o combate da heresia gnóstica que negava a encarnação do Verbo divino e sua morte na cruz, sem tratar de sua ressurreição; 5) O estilo literário empregado por João é simples e reiterativo na medida que desenvolve certos termos importantes para o viver cristão tais como luz, verdade, crer, permanecer, conhecer, amor, justiça, testemunho, nascido de Deus e vida eterna.

     Quanto ao combate a heresia mais perigosa da época - o gnosticismo percebe-se, pela carta, que os gnósticos não acreditavam na humanidade de Cristo e entendiam que a salvação era produto de um conhecimento profundo acerca da divindade, desprezando assim a obra redentora realizada por Cristo na cruz do Calvário.

      No esboço de 1ª João, encontramos: 1) Uma introdução (1.1-4); 2) Ênfase na Comunhão com Deus (1.5-2.2). Nessa ênfase encontramos princípios da comunhão com Deus bem como a manifestação dessa comunhão; 3) Destaque para os filhos de Deus (2.29-3.18). Nesse destaque encontramos as características dos filhos de Deus e a confiança que eles têm da parte de Deus; 4) Ênfase no amor divino (4.7-5.3).  Nessa ênfase encontramos a origem divina do amor, como compreender esse amor, a perfeição do amor e a obediência a esse amor; 5) As promessas de Deus (5.4-20) englobando a vitória sobre o mundo, a integridade do Evangelho, a vida eterna no Filho de Deus, a resposta  à oração, e três grandes verdades; 6) A conclusão (5.21).

                        Pr. Eudes Lopes Cavalcanti