Tamanho da letra:

Reflexões no Evangelho de Marcos

João Batista (1.1-8)

     Marcos, o sobrinho de Barnabé, chamado no texto de Atos dos Apóstolos de João Marcos, começa o seu livro falando sobre o principio do Evangelho, as boas novas, de Jesus Cristo. Nesse primeiro versículo, Marcos revela as boas novas de salvação através de nosso Senhor Jesus Cristo e o apresenta como o Filho de Deus, evidentemente que encarnado.

   Em seguida, Marcos, fala sobre o cumprimento de uma profecia feita por Isaías (Is 40.3) relacionada ao precursor de Cristo, ou seja, aquele que fora designado por Deus para preparar o caminho para o ministério do Senhor Jesus, João Batista.

   Depois Marcos descreve sucintamente o ministério do precursor de Cristo: Pregava o arrependimento e batizava os que aceitavam a sua mensagem.

  Em seguida Marcos descreve a indumentária e os hábitos alimentares daquele servo de Deus, similar aos do profeta Elias, o tisbita. Veste de pele de camelo, um cinto de couro sobre os lombos, comendo gafanhotos e mel silvestre.

   Depois Marcos mostra João Batista anunciando a vinda do Messias, e a sua própria indignidade diante da pureza e grandeza dEle, revelando que Ele, o Messias, o Filho de Deus, Jesus Cristo,  batizaria com o Espírito Santo os crentes nEle, no início da fé.   Pr. Eudes L. Cavalcanti