Tamanho da letra:

Focando a Doutrina Cristã  -  Teontologia (I)

                                        

Teontologia é parte da Teologia Sistemática que estuda a doutrina de Deus (Ser, caráter, atributos e vontade).

1) Conceitos de Deus:

- “Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade” (Catecismo Menor de Westminster).

- “Deus é Espírito, em si e por si infinito em seu ser, glória, bem-aventurança e perfeição; todo-suficiente, eterno, imutável, insondável, onipresente, onipotente, onisciente; infinito em sabedoria, santidade, justiça, misericórdia, graça e longanimidade; cheio de toda bondade e verdade” (Catecismo Maior de Westminster).

 

- “Ele é um espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões, é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente, santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável. É cheio de amor, é verdadeiro galardoador dos que o buscam, e, contudo, justíssimo e terrível em seus juízos, pois odeia todo pecado; de modo algum terá por inocente o culpado” (Confissão de Fé de Westminster).

2) A Prova da Existência de Deus:

a) Argumento Cosmológico – Cada coisa criada no universo tem uma causa. Essa causa só pode ser Deus; b) Argumento Ontológico – Há uma ideia inata no ser humano sobre a existência de um ser supremo que deve ser reverenciado e temido; c) Argumento Teleológico – Toda a criação revela inteligência, ordem, harmonia e propósito. Logo foi criada por um ser inteligente e capaz; d) Argumento Moral - O ser humano tem consciência do que é certo e do que é errado e que é responsável por isso diante da Divindade; e) Argumento Histórico – Todos os povos da terra em toda a sua história têm consciência de um ser supremo, daí as manifestações religiosas em suas respectivas culturas.

                                                     Pr. Eudes Lopes Cavalcanti