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Focando a Doutrina Cristã  -  Antropologia (II)

A Natureza Constitucional do Homem

O ser humano é constituído de duas partes, a saber:

    a) parte material (corpo físico) – “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” Gn 2.7 (Veja ainda Ec 12.7; Tg 2.26;...)

b) parte espiritual (alma/espírito) – “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” Gn 2.7 (Veja ainda  Gn 35.18; Ec 12.7; Lc 12.19,20; Tg 2.26;...).

 

As Teorias Acerca da Natureza Constitucional do Homem

a) Monismo – O ser humano é uma unidade radical, não se pode dividi-lo. Ele é visto pelo monismo como uma pessoa integral. Os termos corpo e alma são intercambiáveis. Não existe sobrevivência desencarnada após a morte – Gn 2.7; 46.15-27; At 7.14.

b) Dicotomia – O ser humano é composto de duas partes, sendo uma material, o corpo, e a outra espiritual, a alma que é chamada também de espírito  - Gn 35.18; 1 Rs 17.21; Mt 10.28; 16.26; Lc 1.46,47; 23.46; At 7.59; 1 Co 5.3,5; 6.20. Para a Dicotomia os termos alma e espírito são termos intercambiáveis, eles estão se referindo ao mesmo elemento.

c) Tricotomia – O ser humano é composto de três partes: o corpo, a alma e o espírito. Lc 1.46,47; 1 Ts 5.23; Hb 4.12. Na tricotomia o corpo é a natureza física algo que possuímos como os animais, sendo que a diferença é de grau já que o corpo humano tem uma estrutura mais complexa. A alma é o elemento psicológico, a base da razão, das emoções, das relações sociais. O Espírito é o elemento que permite ao homem perceber questões espirituais e reagir a elas.

       Num estudo mais abrangente do assunto a luz das Escrituras a Dicotomia tem mais respaldo; há mais textos que a corroboram do que o Monismo e a Tricotomia.

                                Pr. Eudes Lopes Cavalcanti