Tamanho da letra:

Focando a Doutrina Cristã  -  Antropologia (III)

Origem e Transmissão da Alma

a) Criacionismo – Todas as almas são criadas por Deus imediatamente no ato da concepção. O problema dessa teoria é que se as almas procedem diretamente de Deus por um ato criador elas são puras, e a contaminação delas se daria em contato com a matéria. b) Traducianismo – As almas são propagadas através dos pais quando da concepção de um novo indivíduo, trazendo a pessoa quando nasce características biológicas e psicológicas deles. Essa linha de pensamento explica melhor a questão da pecaminosidade do homem, que se propaga de pai para filhos. (A exceção fica por conta da alma de Cristo).

 

          A Imago Dei (A imagem de Deus no homem)

a) Identificada no Antigo Testamento – “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” Gn 1.27 (Veja ainda Gn 1.26; 5.1,2; 9.6;...). b) Confirmada no Novo Testamento – “Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à imagem de Deus” Tg 3.9 (Veja ainda At 17.28; Rm 8.29; 1 Co 11.7; 2 Co 3.18; Ef 4.23,24; Cl 3.10).

                   As Concepções da Imago Dei

a) Concepção substantiva – Algo inerente ou intrinsecamente presente na natureza humana – a razão é o que diferencia o ser humano do restante da criação bem como certas características físicas, psicológicas e espirituais. b) Concepção relacional – a capacidade do homem de se relacionar com Deus e com os outros homens. Ela se manifesta quando há relacionamentos quer positivo quer negativo. Ela é dinâmica não estática.

c) Concepção funcional – o exercício do domínio sobre a criação. A ideia de ter domínio destaca-se como o aspecto central dessa concepção. Gn 1.26-28; Sl 8.5,6. 8).

                                Pr. Eudes Lopes Cavalcanti