Tamanho da letra:

 

Focando a Doutrina Cristã - Hamartiologia 

Perspectiva Bíblica da Natureza do Pecado

- Pecado é uma inclinação interna da natureza do homem – “E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz” Gn 8.21 (Veja ainda Sl 51.5; Jr 17.9; Mt 5.21,22,27,28; 15.19;...).

- Pecado é uma atitude de rebelião e de desobediência a Deus -                “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” Gn 3.6 (Veja ainda Gn 2.16,17; 4.6-8; 9.17; 11.1-9; Rm 2.14,15;...).

- Pecado tem consequência na incapacidade espiritual do homem em obedecer a Deus – “Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou” Rm 7.11 (Veja ainda Rm 1.18-22; 2 Co 4.3,4; Ef 2.1,5;...).

- Pecado é o não cumprimento dos padrões que Deus estabeleceu nas Escrituras – “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” Mt 5.48 (Veja ainda Mt 5.48; 6.2,5,16; Ef 5.1; Tg 2.10,11).

                                A Fonte do Pecado

Várias fontes (filósofos) - A natureza animalesca do homem; A ansiedade causada entre o querer e as limitações próprias da natureza humana; A alienação existencial de Deus; A competitividade provocada pelo individualismo do ser humano

 O Ensino Bíblico - Desejo de desfrutar das coisas (concupiscência da carne) – “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” Gn 3.6 (Veja ainda 1 Jo 2.16); - Desejo de obter as coisas (concupiscência dos olhos) - “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” Gn 3.6 (Veja ainda 1 Jo 2.16).

- Desejo de fazer as coisas (soberba da vida) - “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” Gn 3.6 (Veja ainda 1 Jo 2.16).                       Pr. Eudes Lopes Cavalcanti