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Focando a Doutrina Cristã -  Cristologia

As Duas Naturezas do Redentor

A associação do nome de Jesus, o Filho, com o de Deus, o Pai  “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mt 28.19 (Veja ainda 2 Co 13.13; Jo 14.23; 10.30; Tg 1.1; Jo 14.1; Ap 7.10; 5.13; 2 Pe 1.2).

     A identificação de Jesus com o Jeová da Antiga Dispensação

    (Sl 102.24-27 =  Hb 1.10-12;         Is 40.3,4 =  Lc 1.68,69,76; Jr 17.10 =  Ap 2.23; Is  60.19 = Lc 2.32; Is 6.9,10 = Jo 12.38-41; Is 8.13,14 = 1 Pe 2.7,8; Ez 34.11,12 =  Lc 19.10). Estes e outros textos identificam Iavé (Jeová aportuguesado) da Antiga Dispensação com o Jesus do Novo Pacto. Javé, Iavé, Jeová (o Senhor), palavra hebraica é o mesmo Kyrios (Senhor), palavra grega usada para referenciar a pessoa do Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento.

           A União hipostática das duas naturezas de Cristo      

Por união hipostática das duas naturezas de Cristo, a divina e a humana, queremos dizer que elas estão unidas numa só pessoa (Jesus), sem perdas de suas propriedades individuais e essenciais. Isto quer dizer que Jesus é ao mesmo tempo Divino-humano. É o Deus-homem. A união hipostática aconteceu quando da Sua Encarnação, quando o Verbo (Princípio ativo da vida - Deus) se fez carne, conforme revelado no Evangelho de João 1.1,14 e na carta de Paulo aos Filipenses 2.6,7.

Louis Berkhof, em seu Manual de Doutrina Cristã, comentando sobre o assunto, disse: “Há somente uma pessoa no Mediador, e essa pessoa é o imutável Filho de Deus. Na encarnação, Ele não se mudou numa pessoa humana, nem adotou uma pessoa humana. Simplesmente assumiu a natureza humana, que não se tornou uma personalidade independente, mas se  tornou  pessoal na  pessoa do Filho de Deus. Sendo uma só pessoa divina que possuía a natureza divina desde a eternidade, assumiu uma natureza humana, e agora tem as duas naturezas. Depois de assumir uma natureza humana a pessoa do Mediador não é apenas divina, mas divino-humana; é agora o Deus-homem. É um só indivíduo, mas possui todas as qualidades essenciais tanto da natureza humana como da divina”.

                                                           Pr. Eudes Lopes Cavalcanti