Tamanho da letra:

Focando a Doutrina Cristã

Eclesiologia

A Disciplina na Igreja

Visando a santidade da Igreja, o Senhor Jesus  delegou a ela, enquanto comunidade local, a autoridade para julgar os seus membros faltosos. Toda a disciplina aplicada a um faltoso numa Igreja local visa não só punir o pecado, mas, principalmente, promover a restauração espiritual do crente. Segundo as Escrituras, a disciplina visa mostrar ao faltoso quão grave é o pecado aos olhos de Deus, e quão santo é o Deus que vive no meio da Igreja, e isso deve levá-lo ao arrependimento e a sua restauração.

As Escrituras nos mostram uma gradação do tratamento do problema disciplinar até chegar à instância maior que é a Igreja de Cristo. “E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu” Mt 18.17,18 (Veja ainda 1 Co 5.1,2; 6.1-5) . Segundo o estudo da Eclesiologia, a disciplina pode ser feita de três formas, a saber:

a) Formativa - aconselhamento através das Sagradas Escrituras;

b) Corretiva - Suspensão dos direitos de um membro por causa de pecado na vida;
c) Cirúrgica - exclusão definitiva do membro motivada por apostasia ou por insubordinação as decisões da Igreja.        Pr. EudesL Cavalcanti