Tamanho da letra:

Focando a Doutrina Cristã

Escatologia

O Estado Intermediário

O Estado Intermediário é o segundo e último tema tratado pela Escatologia Individual, e é o estado que o individuo experimentará no período de tempo entre a sua morte física e a sua ressurreição corporal. Por causa da escassez de material bíblico surgiram diversas teorias quanto ao assunto: o sono da alma, o purgatório, a teoria do aniquilamento, etc, mas o material bíblico existente nos dá uma ideia clara desse assunto. Por ocasião da morte física, a parte espiritual do homem (alma ou espírito) se projetará na eternidade e será recolhida em um dos dois lugares preparados para ela, onde subsistirá até o dia da ressurreição do seu corpo.

Um desses lugares é na presença de Deus, o paraíso e o outro é um lugar afastado de Deus. Na parábola do Rico e Lázaro (Lucas 16.19-31), encontramos o Senhor Jesus revelando os estados das almas no Estado Intermediário, e que essas almas em plena consciência, estão sofrendo (o ímpio ou o descrente - Lc 16.23,24,27,28,30) ou gozando (o justo ou o crente em Cristo - Lc 16.25). Em relação ao estado intermediário dos salvos leia ainda Hb 12.23 e Ap 6.9—11. Essas almas ficarão nesses lugares até o grande dia da Segunda Vinda do Senhor, quando ressuscitarão para comparecerem diante de Deus (os salvos para serem galardoados e os ímpios para serem julgados e definitivamente condenados). Uns acham que há um intervalo de tempo de 1.000 anos entre o destino definitivo de salvos e perdidos. Depois do julgamento final, cada grupo se destinará definidamente para o lugar reservado para elas (Céu ou Inferno). Diz ainda a Bíblia que no Estado Intermediário não haverá mudança de situação de ninguém. Isto quer dizem que quem partiu deste mundo salvo, salvo continuará. Quem partiu perdido, perdido continuará até o julgamento final.

- Concepções do Estado Intermediário: 1) O Sono da Alma - Interpretação literal dos textos: Jo 11.11,14; At 7.60; 1 Co 15.6,18,20,51. 2) O Purgatório - Doutrina romanista baseada nos textos: 2 Macabeus 12.43-45; Mt 12.32; 1 Co 3.15. 3) Sobrevivência Desencarnada - Doutrina protestante baseada nos textos: Sl 16.10; Mt 16.18,19; Ap 6.9-11; 1 Ts 4.14... Pr. Eudes L. Cavalcanti