Tamanho da letra:

Focando a Doutrina Cristã

Escatologia O Milênio (III)

Complementando o estudo sobre o Milênio, existem quatro teorias Milenaristas quando o correlaciona com a Segunda Vinda do Senhor, senão vejamos:

1)                  Pré-Milenismo Histórico - A Segunda Vinda do Senhor dará ocasião ao estabelecimento do Reino Milenar. O Milênio é considerado nessa linha de pensamento como um reino político onde Cristo governará o mundo durante um período de 1.000 anos. Nesse reino a Igreja governará com Cristo, e será um período de paz, prosperidade e justiça. Os Pré-Milenistas Históricos são Pós-Tribulacionistas, ou seja, acreditam que a Igreja passará pela Grande Tribulação sendo preservada pelo Senhor nela.

 

2)                   Pré-Milenismo Dispensacional - O Milênio é considerado um período dispensacional de 1.000 anos literais. A Segunda Vinda do Senhor acontecerá antes dele, em duas fases: uma secreta para arrebatar a Igreja e outra sete anos depois de forma ostensiva para iniciar o Milênio. Nesse reino haverá uma distinção entre a Igreja, a nação de Israel e o mundo gentílico. O Senhor Jesus governará o mundo como rei messiânico prometido a nação de Israel, como príncipe da casa real de Davi.

3)                 Pós-Milenismo - A Segunda Vinda do Senhor dar-se-á no final do Milênio. O Milênio nessa teoria não é um reino literal de mil anos, e sim um período de tempo indeterminado de paz, prosperidade e justiça que o mundo experimentará por causa da expansão do Evangelho de Cristo.

Amilenismo - Não existe um Milênio literal. O Milênio é símbolo da vida perfeita dos crentes nos Céus, e ainda é símbolo da vida eterna que o crente goza em Cristo neste mundo, assentado nos lugares celestiais, objeto de todas as bênçãos de natureza espiritual. Pr. Eudes Lopes