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 CONSTITUIÇÃO DE FÉ CONGREGACIONAL DA ALIANÇA

Do Pacto de Deus com o Homem

 

IV

Este pacto da graça é apresentado na Escritura pelo nome de Testamento, em referência à morte de Jesus Cristo, o Testador, e à herança eterna, com todas as coisas a ela pertencentes, legadas neste pacto7.       7. Hb. 9.15-17.

V

Este pacto, no tempo da Lei, não foi administrado como no tempo do Evangelho8. Sob a Lei, foi administrado por meio de promessas, profecias, sacrifícios, da circuncisão, do cordeiro pascoal e de outros tipos e ordenanças dadas ao povo hebreu, tudo prefigurando Cristo que havia de vir⁹. Por aquele tempo, essas coisas, pela operação do Espírito Santo, foram suficientes e eficazes para instruir e edificar os eleitos na fé do Messias prometido10, por quem tinham plena remissão dos pecados e a salvação eterna; essa Dispensação chama-se o Antigo Testamento¹¹.

8. 2Co. 3.6-9. 9. 1Co. 5.7; Hb. 9. 1-10. 18. 10. 1Co. 10.1-4; Hb. 11.13. 11. Gl. 3.7-9, 14.

VI

Sob o Evangelho, quando foi manifestado Cristo, a substância, as ordenanças, pelas quais este pacto é dispensado, são a pregação da Palavra

e a administração dos Sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor¹²; por essas ordenanças, posto que poucas em número e administradas com mais simplicidade e menos glória externa, o pacto é manifestado com mais plenitude, evidência e eficácia espiritual¹³, a todos os povos; aos judeus bem  como aos gentios. Isso é chamado o Novo Testamento. Não há, pois, dois pactos da graça diferentes em substância, mas um e o mesmo sob várias dispensações14.

12. Mt. 28.19-20; 1Co. 11.23-25; Cl. 2.17; Hb.12.22-24. 13. 2Co. 3.9-11. 14. Lc. 2. 32; 22. 20; At. 15.11; Rm.3.21,22,30; 4.16-17, 23-24; Gl. 3.14-16; Ef 2.1519; Hb. 1.1-2.