Tamanho da letra:

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 45. Como exerce Cristo as funções de rei?

Resposta: Cristo exerce as funções de rei chamando do mundo um povo para si, dando-lhe oficiais, leis e disciplinas para visivelmente o governar; dando a graça salvadora aos seus eleitos; recompensando a sua obediência e corrigindo-os por causa dos seus pecados; preservando-os por causa dos seus pecados; preservando-os e sustentando-os em todas as tentações e sofrimentos; restringindo e vencendo todos os seus inimigos, e poderosamente dirigindo todas as coisas para a sua própria glória e para o bem do seu povo; e também castigando os que não conhecem a Deus nem obedecem ao Evangelho. Ref. Is. 55:5; Gn. 49:10; 1 Co. 12:28; Jo 15:14; Mt. 18:17-18; At. 5:31; Ap. 22:12, e 3:19; Rm. 8:37-39; 1 Co. 15:25; Rm. 14:11, e 8:28; 1 Ts. 1:8; Sl. 2:9.

Nosso Comentário: como dito no boletim anterior, Cristo tem três ofícios: Profeta, Sacerdote e Rei. Já comentamos Cristo como Profeta e Sacerdote, agora iremos comentá-Lo como Rei. 

Na penúltima etapa do estado de exaltação de Cristo, o encontramos exaltado no Céu, a direita de Deus Pai Todo-Poderoso, governando o mundo e especialmente a Sua Igreja. Depois de realizar a obra redentora e ascender aos Céus, cumpriu-se o Salmo 24.7-10, que diz: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória. (Selá). Entronizado, Cristo, como dito, governa o universo em nome de Seu Pai, e a Igreja através de Sua Palavra e do Seu Espirito. No governo da Igreja, Cristo chama a si as Suas ovelhas para a Salvação e uma vez salvas cuida delas, protege-as, livra-as das tentações e as disciplina como Rei amoroso, dá-lhe ministros para apascentá-las em Seu nome, e repreende os inimigos da Igreja. Que Jesus é Rei não existe dúvidas quanto a isto, porque temos muito material bíblico que O identifica assim, como por exemplo: “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, eleitos e fiéis”.  Ap 17.14.    

Pr. Eudes Lopes