Tamanho da letra:

Creio na Vida Eterna

 

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual  foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

      O último tema objeto da crença declarada no Credo  Apostólico refere-se a crença na vida eterna, pois o Credo diz: “Creio... na Vida Eterna”.

     Encontramos naBíblia Sagrada que a vida é um dom de Deus. O Criador quando fez o homem o fez do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e ele tornou-se alma vivente. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” Gn 2.7.

    Com o advento do pecado, a morte surgiu no cenário humano, sendo ela o salário do pecado cometido pelos nossos primeiros pais, conforme Romanos 5.12: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Cumpriu-se na vida do primeiro casal a terrível sentença prevista por Deus caso o homem comesse do fruto proibido (Gn 2.15-17), o que de fato aconteceu, e alastrou-se por toda a sua descendência. Portanto, todos os seres humanos, a partir do seu nascimento, nasce sob sentença de morte, primeiro da morte espiritual que é o afastamento do homem de Deus (Ef 2.1), segundo da morte física que é a separação da parte espiritual da parte material do homem (Ec 12.7), e por fim da morte eterna que é a eterna separação do homem de Deus, caso ele morra fisicamente estando morto espiritualmente (Mt 25.46).

     No Novo Testamento nos é revelado o maravilhoso plano de Deus no que se refere a conceder uma vida com dimensão eterna ao homem que está morto espiritualmente em seus delitos e pecados. “que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos, e que é manifesta, agora, pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual  aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção, pelo evangelho 2 Tm 1.9,10. Através de nosso Senhor Jesus Cristo, que é a vida, o crente tem nele a vida eterna. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3.16. Escrevendo ainda sobre o assunto Paulo disse que Deus nos deu vida quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados. “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” Ef 2.1.

      A vida eterna começa quando a pessoa é convertida pelo Espirito Santo a Cristo, e se prolonga por toda a eternidade tendo, portanto, duas dimensões. Uma a que se refere à qualidade de vida, uma vida abundante aqui neste mundo. “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem;...” Jo 7.37-39. A outra dimensão da vida eterna é a que se refere a sua extensão, por toda a eternidade. “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” Jo 10.28. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?” Jo 11.25,26.

    A vida e a imortalidade é uma benção que Deus dá graciosamente  àqueles que creem de coração em seu Filho Jesus Cristo. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho de Deus tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” 1 Jo 5.11,12.

    Portanto, o indisfarçável desejo do homem de viver para sempre pode ser alcançado em Jesus Cristo, pois Ele dá vida eterna aos crentes nele.  

 

  Pr. Eudes Lopes