Tamanho da letra:

 

 A Oração do Pai Nosso (A Proteção de Deus)

“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.

   A Bíblia Sagrada nos apresenta os três grandes inimigos do ser humano: o diabo, o mundo e a carne (natureza pecaminosa). Esses três adversários de nossas almas são os grandes tentadores, especialmente o diabo, que a Bíblia claramente o identifica como tal. “E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás... “ Mc 1.12,13. (Veja ainda  1 Co 7.5).

    O Diabo, o tentador, usa o mundo para tentar as pessoas a pecarem contra Deus, especialmente aos cristãos. Ele também aproveita as fraquezas da natureza humana, para levar as pessoas a transgredirem a lei divina. Paulo, apóstolo de Jesus, disse que a nossa luta não é contra a carne e o sangue e sim contra o diabo e seus anjos. “porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” Ef 6.12.

       Tiago, o irmão do Senhor, em sua carta orienta aos crentes a não amarem as coisas do mundo, pois isso se constitui inimizade contra Deus. “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” Tg 4.4.

     Ainda Tiago diz que a tentação é consequência dos apetites da nossa natureza decaída. “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” Tg 1.13-15.      

Conforme o texto de Tiago acima, cair na tentação é cometer pecado contra Deus. É transgredir os seus santos mandamentos. É afrontar a Deus. 

      Tentar, no contexto da oração do Pai Nosso, significa por a prova, experimentar. Tentar não são  só aquelas sugestões que nos levam a pecar, mas também certas provas que passamos na vida. Por exemplo: a pessoa adoece ou ter uma perda significa e a tentação que elas podem enfrentar é desacreditar de Deus, querer culpar a Deus pelas desventuras, murmurar, maldizer, blasfemar, etc.

     Na oração do Pai Nosso, o Senhor Jesus nos ensina que devemos pedir a Deus que não nos deixe cair na tentação, pois cair na tentação é pecar contra o Deus Santo, e isso nos separa Dele.

       A Bíblia nos apresenta Deus como o protetor do seu povo, o escudo, a fortaleza, a cidade forte, rochedo, esconderijo, etc. “Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra” Sl 119.114.

      Deus é soberano e dispõe todas as coisas para a vida dos seus filhos, inclusive o controle sobre as tentações. Veja o que o apóstolo Paulo disse: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suporta” 1 Co 10.13.  

        O patriarca Jó enfrentou uma terrível tentação quando perdeu dez filhos de uma vez, seus bens e sua saúde. A sua mulher não aguentou a prova e maldisse a Deus no seu coração, inclusive sugerindo que Jó amaldiçoasse a Deus e se suicidasse. Diz o texto que apesar disso tudo, Jó não sucumbiu à tentação, mas se manteve fiel ao seu Deus. “e disse:...; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” Jó 1.21,22.

      Irmãos, todos nós somos passiveis de sofrer a tentação, mas Deus protege o seu povo. Portanto, confiemos nele.  

 

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti