Tamanho da letra:

 

A Oração do Pai Nosso (O Livramento de Deus)

“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.

   Depois da reflexão sobre a proteção de Deus na oração do Pai Nosso, iremos refletir um pouco sobre o livramento de Deus, “mas livra-nos do mal”.

    Quando se fala sobre livramento temos que pensar logo de imediato na questão do grande livramento que Deus nos deu, através de nosso Senhor Jesus Cristo, no tocante à perdição eterna. Jesus com o seu sacrifício expiatório livrou os crentes nele da perdição eterna que pesava sobre eles por causa dos seus pecados. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” Jo 3.16-18.

    Deve-se pensar também no livramento dado por Deus libertando o crente do domínio do reino das trevas transportando-o para o reino da luz. “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” Cl 1.13,14.

    É sabido pela Bíblia que cair na tentação é ser laçado pelo inimigo de nossas almas, o tentador. Observe que na oração do Pai Nosso o livramento que devemos pedir a Deus refere-se às armadilhas que o diabo coloca constantemente diante do povo de Deus. Paulo disse escrevendo aos Efésios, o seguinte: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” Ef 6.11.

    A vida cristã é uma vida de lutas e dificuldades. O Senhor Jesus não enganou a ninguém sobre as dificuldades do discipulado. “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” Jo 16.33.  O salmista já tinha dito: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” Sl 34.19.

    Deus é conhecido na bíblia como o Deus libertador. Grandes foram as intervenções do Senhor, livrando o Seu povo de perigos iminentes. Vejamos o caso de Daniel, por exemplo: Daniel era um servo fiel do Senhor. Estava a serviço do Deus de Israel na Babilônia para onde fora levado cativo. Deus graciosamente o elevou a príncipe naquele país estrangeiro. Por inveja, alguns líderes persas denunciaram Daniel ao rei Dario que governava a Pérsia na época. Daniel foi lançado na cova de ferozes  e famintos leões. Deus, graciosamente, numa ação libertadora, fechou a boca dos leões e Daniel saiu ileso, o que não aconteceu com os invejosos que armaram contra o servo do Senhor. Quando o rei Dario foi à cova dos leões, pesaroso perguntou: “... Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?” Dn 6.19,20. Daniel lhe respondeu: “... Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum” Dn 6.21,22.

    Irmãos amados, confiemos em Deus que ele nos livrará de todo e qualquer mal, pois Jesus nos ensinou que devemos pedir o livramento que só Deus pode dá. “Pai nosso... não nos deixes cair na tentação, mas livra-nos do mal”. Quando orarmos ao Senhor de coração com esse pedido fiquemos certos de que Deus nos livrará de todo e qualquer mal.

 “Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu; e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” Sl 34.6,7.            

 Pr. Eudes Lopes Cavalcanti