Tamanho da letra:

Polícia do Vietnã contrata grupo de vândalos para atacar fiéis e destruir templos cristãos 

Uma igreja foi atacada por um grupo de marginais na cidade de Ben Cat, em Binh Duong, uma província no norte do Vietnã. O fato estarrecedor é que os vândalos foram contratados pela Polícia local.

Os fiéis e pastores menonitas estavam reunidos na igreja quando o ataque começou. Os vândalos chegaram à igreja por volta da meia-noite, armados com facas e martelos, e saquearam o templo.

A Polícia foi acionada e ao chegar ao templo, prendeu nove cristãos sob a acusação de não estarem portando a documentação necessária.

De acordo com o site Morning Star, esta igreja é constantemente assediada pelo governo vietnamita, que usa estratégias diversas para perseguir os fiéis, como cortar o fornecimento de água e energia elétrica do templo, ou deixar as ruas próximas fechadas para circulação e espancar os fiéis que tentam transpor as barreiras.

Dois pastores menonitas e o filho do pastor Nguyen Hong Quang, responsável pela igreja, estavam entre os detidos.

Na delegacia, eles foram interrogados e ameaçados durante duas horas, antes de serem indiciados por não portarem documentos de identidade e de residência. Ao serem liberados, eles argumentaram que os documentos exigidos pelas autoridades haviam sido apreendidos pela própria Polícia durante um ataque anterior.

Dentre os prejuízos materiais, a igreja precisou consertar portas, janelas e uma cerca quebrada. “Os ataques acontecem de dia e noite”, disse o pastor Quang após seu filho ser liberado. “O governo envia homens mascarados, bandidos e policiais para perseguir e deter-nos”, acrescentou.

A Constituição do Vietnã prevê a garantia da liberdade religiosa, porém as leis do Partido Comunista preveem penas para quem for considerado responsável por atos de perturbação da harmonia, das tradições e da cultura do país, o que abre brechas para as perseguições religiosas contra cristãos.

Gospel+