Tamanho da letra:

Uma panorâmica sobre Filemom       

     Filemom era um ilustre servo de Deus com quem Paulo se comunicava. Era um homem de posses. Servia a Deus na igreja de Colossos e tinha servos, dentre eles, um chamado Onésimo. Pela carta que Paulo enviou para Filemom entendemos que Onésimo tinha fugido da casa de Filemom e fora aprisionado e, pela providência divina, fora colocado na mesma prisão onde Paulo estava preso. Na prisão Paulo o ganhou para Cristo. A conversão de Onésimo foi tão profunda que Paulo gostaria de tê-lo consigo para servir no Evangelho, mas por questão de ética  e de direito o devolveu a Filemom após a libertação de Onésimo. A carta de Paulo a Filemom, conhecida também como uma epistola pastoral, é uma carta em que Paulo intercedia por Onésimo junto a Filemom para que aquele servo de Deus o perdoasse e recebesse o foragido escravo não mais como escravo, mas como irmão caríssimo no Senhor. Na época, um escravo foragido poderia ser punido com a morte por causa da fuga. 

    Essa carta é também conhecida como uma das epístolas que Paulo escreveu da prisão, quando de sua primeira prisão em Roma.

    A carta a Filemom, que foi escrita aproximadamente em 62 d.C. tem as seguintes características especiais: 1)  É a mais breve das cartas escritas por Paulo; 2) Mais do que qualquer outra carta de Paulo mostra como a igreja primitiva tratava a questão da escravidão; 3) revela as entranhas do apóstolo Paulo no que se refere a identificação com os crentes em Cristo independente de sua posição social.

     Esboçando a carta a Filemom, vemos: Uma saudação como é comum nas cartas escritas por Paulo onde ele identifica o autor da carta, o destinatário, e abençoa aos destinatários com a graça e a paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo (1-3); Paulo revela a estima que tinha por Filemom, por causa de sua fé em Cristo e pelo amor que ele nutria pelos irmãos (4-7); Paulo, em seguida, faz um apelo em favor de Onésimo onde ele explica o motivo da devolução de Onésimo e faz um apelo em favor dele e ao mesmo tempo espera uma resposta positiva de Filemom (8-21); No final da carta, Paulo manifesta a esperança de visitar Filemom em breve, informa os nomes daqueles irmãos que enviam saudações à Igreja de Colossos e impetra a bênção sobre eles (22-25).

    O tema escravidão merece destaque nessa carta. No mundo romano da época era comum a escravidão decorrida de espólio de guerra, de dívida não paga, etc, inclusive no meio da Igreja. É bom lembrar que Paulo orientava, através de suas cartas, aos escravos crentes a quem ele chama de servos que obedecessem aos seus senhores, servindo-os como se fosse ao próprio Senhor Jesus (Ef 6.5-8; Cl 3.22-25). Orienta ainda Paulo que se houvesse oportunidade de libertação de forma legal, aproveitassem eles a ocasião (1 Co 7.21).  Quanto aos senhores que tinham escravos Paulo orienta a que os tratasse com humanidade, deixando as ameaças, pois o Senhor do Céu não fazia acepção de pessoas (Ef 6.9).    

Pr. Eudes L. Cavalcanti