Tamanho da letra:

Reflexões no Evangelho de Marcos

Vocação dos primeiros apóstolos (1.14-20)  

    Essa seção do Evangelho de Marcos começa falando sobre a prisão de João Batista e o começo do ministério público do Senhor Jesus na Galiléia. Esse ministério é iniciado com a pregação da chamada aos homens ao arrependimento e a crença no Evangelho, as boas novas de salvação através de Cristo. Jesus também, na pregação que fizera, revela o cumprimento do tempo do irrompimento do Reino de Deus na terra através de Sua pessoa.

    Em seguida, o texto revela a chamada dos quatro primeiros apóstolos de Jesus Cristo: Pedro e seu irmão André, e os irmãos Tiago e João, todos pescadores no Mar da Galiléia.  Pedro e André, na ocasião, estavam pescando e Tiago e João estavam consertando as redes de pesca. O chamado desses homens para o ministério apostólico foi incisivo e inequívoco, e a resposta  também foi imediata e radical. Os quatro homens abandonaram os seus ofícios de pescadores e seguiram a Jesus com o intuito de estarem com Ele e de colaborarem com o seu ministério.

   No que se refere a Pedro e André, o Senhor Jesus revelou o que pretendia com eles: fazê-los pescadores de homens, e quanto aos irmãos Tiago e João o objetivo era o mesmo, mas o texto diz que o Senhor apenas os chamou sem dizer pra quê.

                           Pr. Eudes Lopes Cavalcanti