Tamanho da letra:

Reflexões no Evangelho de Marcos

A Cura dum leproso (1.40-45)  

    Em Cafarnaum deu-se também a cura de um leproso. Esse episódio é relatado por Marcos assim: “E aproximou-se dele um leproso, que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo! E, tendo ele dito isso, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo” Mc 1.40-42.

   Nesse episódio podemos observar alguns detalhes: o leproso era proibido pela lei mosaica de se aproximar de uma pessoa sadia. Uma pessoa sadia não podia tocar num leproso, pois segundo essa mesma lei tornar-se-ia imundo. O fato de o Senhor Jesus estender a mão e tocar no leproso era um ato gracioso de Deus, principalmente quando lhe é dispensado a cura da lepra.

   A lei mosaica estipulava que uma vez  contraída a lepra a pessoa era examinada pelo sacerdote e declarada imunda e era afastada do convívio social. Quando curada deveria voltar ao sacerdote e oferecer o que a lei estipulava para a purificação do leproso, foi por isso que Jesus mandou que ele fosse se mostrar ao sacerdote (Mc 1.44). O homem curado não conseguiu guardar o sigilo recomendado por Jesus o que dificultou sensivelmente o seu ministério, pois teve de se ocultar, não se mostrando publicamente.      Pr. Eudes Lopes Cavalcanti