Tamanho da letra:

Reflexões no Evangelho de Marcos

A Vocação de Levi (2.13-17)  

    Logo depois da cura do paralítico em Cafarnaum, Marcos fala sobre a vocação de um dos apóstolos de Jesus, Levi, conhecido também pelo nome de Mateus.

   O texto em apreço começa falando o ministério de ensino de Jesus. Em seguida mostra Jesus passando por uma coletoria e chamando de uma forma incisiva a Mateus, e a pronta resposta deste ao chamado do Mestre. “E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu” Mc 2.14.

     Em seguida, Marcos fala sobre um jantar oferecido por Mateus a Jesus e aos seus apóstolos, do qual participaram muitos colegas de profissão de Mateus.  A presença de publicanos naquele jantar, levou os críticos de Jesus (escribas e fariseus) a censurá-lo, porque estava reunido e comendo, num momento particular, com publicanos e pecadores.

    A crítica dos fariseus e escribas ensejou a Jesus dá uma resposta que resume o foco do seu ministério como enviado de Deus: “E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores” Mc 2.17.               Pr. Eudes Lopes Cavalcanti