Tamanho da letra:

Reflexões no Evangelho de Marcos

A Família de Jesus (3.31-35)  

    Depois de relatar a crítica dos fariseus ao Senhor Jesus pelo fato dele está exercendo o seu poder na expulsão de demônios, Marcos nos apresenta um incidente em que a família de Jesus (mãe e irmãos) o procura para falar com ele quando ele estava ministrando numa casa em Cafarnaum.

       Marcos relata assim: “Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando de fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram e estão lá fora” Mc 3.31,32. Esse aviso deu ensejo ao Senhor Jesus ensinar uma grande lição sobre o valor da Igreja aos olhos de Deus. “E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos” Mc 3.33,34. Dessa situação se extrai a seguinte lição: os crentes em Cristo fazem parte de uma família, a família de Deus. Os laços que unem os membros dessa família são mais preciosos aos olhos de Deus do que os laços que os unem as suas famílias naturais.

    No que refere a família de Jesus, noutro relato Marcos fala sobre os seus componentes: Maria, sua mãe, os irmãos Tiago, Judas, José e Simão e irmãs, sem mencionar os nomes delas (Mc 6.3).   Como não é mencionado o nome de José, esposo de Maria, tudo indica que ele já tinha falecido.    Pr. Eudes Lopes Cavalcanti