Tamanho da letra:

O Pastorado

   A Igreja, tanto na sua expressão Universal como na sua expressão Local, é uma instituição divina, sendo Jesus o supremo Pastor da mesma. (Jo 10.11; 1 Pe 5.4).

    O Senhor constituiu dentro da Igreja local o ofício de Pastor, para tomar conta dela. “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e inteligência” Jr 3.15. (Ef 4.11). Extrai-se desses dois textos, que o Pastor é uma dádiva de Deus a Igreja visando apascentá-la. Para isso pressupõe-se uma chamada divina específica para esse oficio e traz como consequência uma benção de Deus para o ministério pastoral. A Bíblia estabelece o perfil para o ministério pastoral de acordo com as cartas de Paulo 1 Tm 3.1-7 e Tt 1.5-9.

    Esse ofício é reconhecido pela Igreja que apresenta o seu candidato para a ordenação junto à associação de Igrejas a que é filiada. Uma vez ordenado, o Pastor recebe autoridade divina para exercer o seu ministério de acordo com os dons naturais e espirituais concedidos por Deus a ele.

   Nas Igrejas da ALIANÇA, os pastores para exercerem o seu ministério junto a uma Igreja local, precisam ser escolhidos por ela, numa eleição democrática de membros. Uma vez eleito pela Igreja e empossado no ministério pastoral, entende-se que a vontade de Deus foi manifestada através  da decisão da Igreja.

    O Senhor ordenou que a Igreja sustentasse o seu pastor, que disponibilizasse as coisas necessárias para que  as necessidades materiais dele e de sua família fossem supridas. “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho” 1 Co 9.14. “e o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui” Gl 6.6.  

     Se por um lado Deus ordenou que o Pastor fosse um exemplo para o seu rebanho (Hb 13.7; 1 Pe 5.3),  também ordenou que as ovelhas obedecessem às orientações do Pastor no cotidiano do seu ministério. “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria útil” Hb 13.17.

    Para ajudar o Pastor, Deus deu a Igreja duas outras categorias de oficiais, que são os Presbíteros e Diáconos. Esses ofícios dentro da Igreja local devem fortalecer as mãos do Pastor e ajudá-lo a gerir as coisas da Igreja, os primeiros na área espiritual e os outros nas suas temporalidades.      

   Pela vontade de Deus fui a doze anos, empossado na III IEC/JPA como Pastor Titular. Apesar de minhas inúmeras fraquezas e limitações tenho procurado cumprir o meu ministério com fidelidade para a glória de Deus.

     Soli Deo Gloria.                   

 Pr. Eudes Lopes Cavalcanti