Tamanho da letra:

Focando a Doutrina Cristã 

Soteriologia (VII)

                                

Os Cinco Pontos do Calvinismo

- Depravação Total - O pecado atingiu o homem tão profundamente que o inabilitou de qualquer capacidade de dá resposta positiva aos apelos do Evangelho.

- Eleição Incondicional - Deus, na sua graça infinita, elegeu a Igreja para a salvação, independente de qualquer ato previsto.

- Expiação Limitada - Cristo morreu na cruz do calvário somente pelos eleitos, ou seja, somente aqueles que são predestinados para a salvação é que serão eficazmente salvos.

- Graça Irresistível - Todos os eleitos serão, no devido tempo, atraídos pelo Espirito Santo a Cristo para alcançar a salvação. Nenhum dos escolhidos de Deus deixará de receber a salvação através de Cristo.

- Perseverança dos Santos - Todos os eleitos perseverarão na fé até ao final de sua jornada neste mundo. Jamais cairão da graça de Deus que os sustenta.

 

Os Cinco Pontos do Arminianismo

- Vontade Livre - O primeiro ponto do arminianismo sustenta que o homem é dotado de vontade livre.

- Eleição Condicional - Arminius ensinava também que a eleição estava baseada no pré-conhecimento de Deus em relação àquele que haveria de crer.

- Expiação Universal -A morte de Cristo oferece a Deus base para salvar a todos os homens, contudo, cada homem deve exercer sua livre vontade para aceitar a Cristo.

- A graça Pode Ser Impedida  -O arminiano, em seguida, crê que uma vez que Deus quer que todos os homens sejam salvos, ele envia seu Santo Espírito para atrair todos a Cristo. Contudo, desde que o homem goza de vontade livre absoluta, ele pode resistir à vontade de Deus em relação a sua própria vida. (A ordo salutis arminiana sustenta que, primeiro, o homem exerce sua própria vontade e só depois nasce de novo).

-  O homem Pode Cair da Graça - O homem não pode continuar na salvação, a menos que continue a querer ser salvo, ensinava Arminius.                     Eudes Lopes Cavalcanti