Tamanho da letra:

CONFISSÃO DE FÉ CONGREGACIONAL DA ALIANÇA

Da Instituicão das Igrejas e a Ordem

Apontada nelas por Jesus Cristo

 

1. Por determinação do Pai, todo poder para a vocação, instituição, ordem ou governo da Igreja, está investido de maneira suprema e soberana no Senhor Jesus Cristo, como Seu Rei e Cabeça.

2. Na execução desse poder que Lhe foi assim confiado, o Senhor Jesus chama do mundo para comunhão consigo, aqueles que Lhe são dados por Seu Pai, para que possam andar diante d'Ele em todos os caminhos da obediência, as quais Ele lhes prescreveu em Sua Palavra.

3. Aos assim chamados (através do ministério da Palavra pelo Espírito de Cristo) Ele ordena que andem juntos em sociedades ou Igrejas locais para sua mútua edificação e o devido desempenho do culto público, que lhes é exigido neste mundo.

4. A cada uma dessas Igrejas assim reunidas, de acordo com a Sua vontade declarada em Sua Palavra, Ele deu todo aquele poder e autoridade, que são de qualquer maneira necessários para levar adiante a ordem no culto e na disciplina, que instituiu para que observem como mandamentos e normas para o devido e correto emprego e exercício desse poder.

5. Essas Igrejas locais assim estabelecidas pela autoridade de Cristo, e dotadas de poder por Ele para os fins anteriormente expressos, são, cada uma delas, no que concerne a esses fins, a sede desse poder que Lhe agrada comunicar a Seus santos ou súditos neste mundo, de modo que elas o recebem diretamente d'Ele.