Tamanho da letra:

   CONFISSÃO DE FÉ CONGREGACIONAL DA ALIANÇA

Da Instituicão das Igrejas e a Ordem

Apontada nelas por Jesus Cristo 

25. Pessoas que estão associadas a uma Igreja local, não devem apressadamente ou sem justa causa retirar-se da comunhão da Igreja à qual estão associadas. Ainda assim, quando qualquer pessoa deixar alguma Igreja sem culpa, seja por falta da administração de qualquer ordenança instituída por Cristo, ou devido à ausência da fiel pregação bíblica, ou compelida a qualquer coisa em prática não autorizada pela Palavra, ou em caso de perseguição, ou por uma questão de conveniência habitacional, ela, consultando a Igreja, ou o oficial ou oficiais nela existentes, poderá pacificamente deixar a comunhão da Igreja, com a qual tem até então caminhado, para juntar-se a alguma outra Igreja, onde possa gozar das ordenanças com a mesma pureza, para sua edificação e consolação.

26. As Igrejas genuinamente cristãs, como consistem de pessoas firmes na fé e com discurso adequado ao Evangelho, não devem recusar a comunhão entre si, até onde sejam consistentes com seus próprios princípios, respectivamente, ainda que não andem inteiramente de acordo com as mesmas normas de ordem da Igreja.

27. Igrejas reunidas e andando segundo a mente de Cristo, julgando que outras Igrejas (embora menos puras) sejam verdadeiras Igrejas, podem receber para comunhão ocasional entre eles, os membros dessas Igrejas, caso possuam testemunho crível de serem crentes e de viverem sem ofensas.

    

(Com esta publicação terminamos a Confissão de Fé da ALIANÇA)