Tamanho da letra:

 

 

 

Não desperdice a manhã no celular, busque a Deus ao acordar, aconselha John Piper  

Em seu podcast publicado no portal do ministério Desiring God, o pastor John Piper aconselhou os cristãos a não desperdiçarem seus primeiros momentos ao acordar usando os celulares para acessar redes sociais e aplicativos de mensagens.

A pergunta sobre o tema buscava uma solução para o impulso de pegar o smartphone logo após abrir os olhos pela manhã, e o pastor apontou circunstâncias que levam a esse comportamento e sugeriu uma forma de mudar essa rotina de forma positiva e benéfica para a vida espiritual.

Confira abaixo a transcrição do comentário de John Piper no podcast do ministério Desiring God:

Eu disse que há uma fome de novidade [que leva a usar o celular logo após acordar]. Eu disse que há uma fome do ego. Eu disse que há fome de entretenimento. E então eu disse que há um instinto de evitar três situações, como o tédio. Eu só não quero um dia chato. Há evitação de responsabilidade e há evitação de dificuldades. Então, há forças muito fortes que nos mantêm na cama e nos mantêm em nossos aparelhos.

Vale a pena?

Existe uma maneira melhor, e essas questões destacam a necessidade disso: e se você é o primeiro a receber as notícias, e são notícias horríveis?; e se a sua busca por alguma massagem do ego encontrar o ácido do ego e as pessoas o odiarem da noite para o dia?

E se você passar cinco minutos se divertindo alegremente de manhã, em vez de imediatamente encarar as responsabilidades do dia, e descobrir, ao final desses cinco minutos, que eles o drogaram de maneira tola, humilhante e mesquinha, um vazio e imaturo quadro da mente? Valeu a pena?

E se você demorar cinco minutos para evitar o tédio, a responsabilidade e a dificuldade do dia, e descobrir, ao final desses cinco minutos de procrastinação, que você é espiritual, moral e emocionalmente menos capaz de lidar com a realidade no dia do que você era antes? Valeu a pena?

Eu acho que há uma maneira melhor de começar o dia. E isso exigirá algumas decisões antes da manhã. Nunca funciona fazer esforços de última hora para decidir fazer algo diferente. Você precisa decidir doze horas antes como será esse momento de crise. Vai demandar algum planejamento. Levará algum pensamento enquanto você ajusta seu despertador.

Arme-se com a Palavra

Escrevi isso para os editores da English Standard Version (ESV) da Bíblia: “Existe uma maneira de usar o aplicativo ESV ou o site da ESV de uma maneira que você possa configurar o alarme para ativar a leitura das Escrituras?”. Eles responderam dizendo: “Ah, é uma ótima ideia. É realmente possível”. Mas foi tão complicado. Eu não consegui descobrir [como fazer funcionar].

Mas eu diria a alguém que se você puder descobrir isso, é uma ótima ideia. Em outras palavras, basta ir em frente e definir o seu alarme para começar a ler a Bíblia para você, e eu acho que eles vão trabalhar em torná-lo mais simples.

O que queremos na rotina matinal é sermos cheios do Espírito Santo. Queremos algo que nos dê um zelo pela glória de Cristo para o trabalho do dia. Queremos ser fortalecidos para enfrentar o que o dia pode trazer. Queremos algo que nos dê coragem alegre e a determinação de contar os outros melhor do que nós e nos ajude a buscar a verdadeira grandeza, tornando-nos servos de todos, assim como Jesus disse (Marcos 9:35). Essa é a verdadeira agenda da manhã.

Poucos de nós acordamos fortalecidos para fazer todos esses trabalhos gloriosos que conseguimos nos unir a Jesus. Assim, o novo curso para a manhã é apresentado nos Salmos, e aqui está um versículo chave: “Ó Senhor, de manhã, ouves minha voz; de manhã preparo um sacrifício para Ti e vigio” (Salmos 5:3).

Deixe a primeira coisa sair de sua boca pela manhã, enquanto você ainda está no seu travesseiro, seja um grito a Deus: “Eu te amo, Senhor. Eu preciso de você, Senhor. Ajude-me, Senhor”. Esse é o primeiro grito da minha boca pela manhã: “Eu preciso de você novamente hoje”. Então, prepare um sacrifício e observe. Eu acho que o sacrifício é o meu corpo e minha atenção dedicada a Ele.

Olhos fixos

Eu espero que o Senhor apareça – e faça o que? O que eu estou assistindo? O Salmo 143:8 diz o seguinte: “De manhã, eu Te escuto na Tua fé, porque em Ti confio. Faze-me saber o caminho que devo seguir, pois para Ti ergo a minha alma”. Assim, procuro o amor inabalável de Deus e estou atento à Sua Palavra.

O Salmo 90:14 diz-me como pensar em orar por isso quando diz: “Satisfaz-nos de manhã com o teu amor inabalável”. Não procures apenas ver, mas pergunta ao Senhor: “Ó, satisfaz-me. com este amor inabalável, posso me alegrar e alegrar-me em todos os meus dias”. Observamos na palavra inspirada de Deus revelações de seu amor inabalável e de sua orientação para nossas vidas, e temos um profundo sentimento de satisfação em nossas almas de que Ele é lindo e cuida de nós.

Aqui estão mais alguns exemplos. O Salmo 119:148 diz: “Meus olhos estão despertos diante das vigílias da noite, para que eu possa meditar em sua promessa”. Finalmente, o Salmo 139:17,18 diz: “Quão precioso para mim são os Seus pensamentos, ó Deus! . . . Eu acordo e ainda estou contigo”.

Então sugiro que, antes de ir para a cama hoje à noite, você faça algumas escolhas e alguns planos e se liberte dos vícios de doces e dos hábitos de fuga que estão arruinando o potencial de fortalecimento para o começo do dia.

Gospel+