Tamanho da letra:

A Relevância de uma Igreja Local

 

A Igreja na sua expressão local, organizada segundo o padrão neo-testamentário, é uma instituição divina segundo se extrai de diversos textos do Novo Testamento como, por exemplo, o citado a seguir: “À igreja de Deus que está em Corintoaos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” 1 Co 1.2.

Uma Igreja é organizada numa determinada localidade segundo uma direção específica do Espírito Santo. Ela não surge por acaso, ou segundo a vontade de homens, mas, em obediência a um propósito soberano de Deus. “E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho” At 16.10.

Uma vez estabelecida numa determinada localidade a Igreja passa a exercer o seu ministério que é um ministério abençoado e abençoador e, consequentemente, relevante para todos os que fazem partem dela e para a comunidade onde ela está inserida.

Observando o Novo Testamento podemos constatar que a Igreja foi constituída por Deus para exercer quatro poderosos ministérios, a saber: a) Celebrar cultos ao Deus dos Céus, a aquele que é digno de toda a honra, glória, louvor e adoração. “Vinde, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos. Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses” Sl 95.1-3; b) Promover a edificação espiritual dos seus membros e congregados através do exercício dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo, especialmente através do ministério da Palavra. “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito” Ef 2.20-22; c) Proclamar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo para a salvação das almas perdidas. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” Mc 16.15,16; “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” 1 Pe 2.9; d) Exercer o ministério da misericórdia ou da beneficência, cuidando dos necessitados especialmente dos membros e congregados da Igreja. “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” Gl 6.10; “E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada” Hb 13.16. A relevância de uma Igreja local é efetivada na medida em que ela pela graça divina exerce com fidelidade os ministérios citados.

Apesar de ser composta de pessoas limitadas e falhas, a Igreja local tem sobre si a benção de Deus que a faz vitoriosa em todos os embates que venha enfrentar. O Salvador disse que a Igreja seria edificada sobre a rocha (Petra) que é Ele próprio (1 Co 3.11) e que as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Pela vontade soberana de Deus e de acordo com o seu propósito, a Comunidade Evangélica Congregacional Bessamar foi organizada como Igreja autônoma no dia 17/10/2010 para viver para glória de Deus e para exercer com graça os ministérios identificados acima e ser relevante onde foi estabelecida por Ele.

A III Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa, sente-se extremamente honrada em ter sido usada como instrumento por Deus para estabelecer o trabalho que ora inauguramos.

Este signatário que também foi usado por Deus no estabelecimento dessa Igreja sente-se extremamente agradecido ao Senhor por esse privilégio.

Rogamos ao Senhor nosso Deus que pelo Seu Espírito que em nós habita ajude a liderança e membros e congregados da Comunidade Evangélica Congregacional Bessamar a exercer a sua relevância para a qual foi constituída por Deus nesse bairro para glória dele e benção dos que fazem esta Igreja e da comunidade pessoense.

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti (Ministro Congregacional da ALIANÇA)