Tamanho da letra:

     Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 16. Caiu todo o gênero humano pela primeira transgressão de Adão? 

Resposta: Visto que o pacto foi feito com Adão não só para ele, mas também para sua posteridade, todo gênero humano que dele procede por geração ordinária, pecou nele e caiu com ele na sua primeira transgressão. Ref. Gn 1.28; At 17.26; 1Co 15.21-22; Rm 5.12-14.

Nosso Comentário: A pergunta 16 do Breve Catecismo indaga sobre uma importante questão no programa redentor que é a propagação do pecado por toda a descendência de Adão.

Adão fora designado por Deus como o representante federal de toda a raça humana. O pacto que Deus fizera com ele fora também com toda a sua descendência. Quando Adão transgrediu contra Deus comendo do fruto da arvore do bem e do mal toda a raça humana que estava potencialmente nele, transgrediu também. A culpa do pecado de Adão é imputada por Deus, não só a ele, mas também a toda a sua descendência. É por isso que a Bíblia  diz que todos pecam e morrem em Adão. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” Rm 5.12. “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo” 1 Co 15.22. A questão é tão séria que todo o ser humano, sem exceção de nenhum deles, quando nasce já nasce espiritualmente morto por causa do pecado de origem, bem como com a natureza corrompida pelo pecado, ou seja, inclinada naturalmente ao pecado. Uma só ofensa cometida por uma só pessoa atingiu a todos os outros seres humanos.

                            Pr. Eudes Lopes Cavalcanti