Tamanho da letra:

     Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 18. Em que consiste o estado de pecado em que o homem caiu?

Resposta O estado de pecado em que o homem caiu consiste na culpa do primeiro pecado de Adão, na falta de retidão original e na corrupção de toda a sua natureza, o que ordinariamente de chama Pecado Original, juntamente com todas as transgressões atuais que procedem dele. Ref. Rm 5.18-19; Ef 2.1-3; Rm 8.7-8; Sl 51.5.

Nosso Comentário: O estado de pecado que  envolveu o homem na queda, revela que ele tornou-se culpado diante de Deus pela desobediência consciente ao mandado divino.

Deus lhe deu uma ordem e essa ordem não foi obedecida, e ao pecar a culpa de sua desobediência lhe foi imputada, mas não foi só isso o que aconteceu, o pecado de Adão mostrou que, apesar de ter sido criado puro, tinha o livre arbítrio de escolher pecar ou de não pecar, ou seja, o pecado era algo latente em sua natureza. Também outra gravíssima questão em que consiste o estado de pecado de Adão foi, justamente, na corrupção de toda a sua natureza, tanto a parte material (o corpo) como a parte espiritual (a alma chamada também de espirito). A culpa do pecado original foi imputada também a toda a descendência de Adão, bem como a herança da natureza corrompida é compartilhada por todos os seus descendentes. Enquanto a culpa condena o homem, a natureza corrompida o leva naturalmente ao pecado, por isso é que a Bíblia diz que não há homem que não peque (2 Cr 6.36), e que não há um justo, nenhum sequer (Rm 3.9-18). O homem peca porque é pecador, e não necessariamente pecador por que peca.

                               Pr. Eudes Lopes Cavalcanti