Tamanho da letra:

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster 


PERGUNTA 22. Como Cristo, sendo o Filho de Deus, se fez homem?

Resposta: Cristo, o Filho de Deus, fez-se homem tomando um verdadeiro corpo, e uma alma racional, sendo concebido pelo poder do Espirito Santo no ventre da virgem Maria, e nascido dela, mas sem pecado. Ref. Hb 2.14; Mt 26.38; Lc 2.52; 1.31, 35; Hb 4.15.

Nosso Comentário: Nessa pergunta e resposta encontramos a kenósis, ou seja, a encarnação do Verbo divino, conforme identificado em Mateus, Lucas, João e Filipenses. O Senhor Jesus Cristo sempre existiu como o eterno Filho de Deus. Como Filho de Deus e o restante da Deidade (Pai e Espirito Santo), Ele não possuía um corpo, uma forma aparente.

No programa redentor se fazia necessário que um homem perfeito oferecesse a sua vida em sacrifício pelos pecados do homem a fim de satisfazer a justiça divina, ultrajada pelo pecado do homem. A Bíblia explica essa questão dizendo que Deus, através do Espirito Santo, gerou Jesus no ventre de uma virgem chamada Maria, cumprindo assim as profecias do Antigo Testamento sobre a vinda do Messias. (Gn 3.15, Is 7.14...). “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo” Mt 1.18. “... José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo” Mt 1.20. “E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” Lc 1.34,35. Na encarnação, Jesus recebeu do Pai uma alma racional que habitou um corpo mortal, gerado pelo Espirito Santo no ventre de Maria. O texto de Filipenses diz o seguinte: “... Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz” Fp 2.5-8.   

Pr. Eudes Lopes