Tamanho da letra:

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster 


PERGUNTA 23. Que funções exerce Cristo como nosso Redentor? 

Resposta: Cristo, como nosso Redentor, exerce as funções de profeta, sacerdote e rei, tanto no seu estado de humilhação como no de exaltação. Ref. At 3.22; Hb 5.5-6; Sl 2.6; Jo 1.49. 

Nosso Comentário: Na pergunta e resposta acima encontramos que o grande Redentor, o Senhor Jesus Cristo, exerceu e exerce algumas funções especificas que identificamos na Teologia Sistemática como profeta, sacerdote e rei; Quanto aos estados de Cristo, são dois:

1) o Estado de Humilhação; 2) e o Estado de Exaltação. Antes do Cristo exaltado encontramos o Cristo humilhado. O Estado de Humilhação compõe-se das seguintes etapas: A encarnação, os sofrimentos, a morte e o sepultamento de Cristo. No Estado de Exaltação encontramos as etapas a seguir: a ressurreição, a ascensão, a entronização e a segunda vinda de Cristo. O Senhor Jesus como profeta representou Deus diante do povo, falava em nome de Deus (Jo 7.17; 8.26,28,38; 12.50); Quanto ao oficio de sacerdote, Jesus intercedeu pelo seu povo morrendo na cruz por ele (2 Co 5.18,19), e continua nos Céus intercedendo pela sua Igreja junto ao Pai (Rm 8.34; Hb 7.25; 1 Jo 2.1,2); Quanto ao oficio de Rei, Jesus entronizado governa o universo e a sua Igreja (Ap 11.15; 17.14; 19.16; Ef 4.15). Tudo está sob o Seu controle, nada acontece sem a sua permissão ou ordem expressa Sua. No que se refere aos estados de Cristo, é sabido que Jesus encarnou, limitando-se numa forma humana, sofreu aqui, especialmente na cruz, morreu e foi sepultado. O estado de exaltação de Cristo começa com a Sua gloriosa ressurreição dentre os mortos com um corpo glorificado, seguida da ascensão do Senhor aos Céus donde viera, depois de viver conosco trinta e três anos; de Sua entronização quando chegou aos Céus e se assentou a direita de Deus Pai Todo Poderoso e governa tudo e todos; a segunda vinda do Senhor, que é uma promessa escatológica. Um dia Jesus virá acompanhado dos anjos dos Céus, com poder e grande glória para buscar a Sua amada Igreja e estabelecer o Seu reino eterno.                                                                          

  Pr. Eudes Lopes Cavalcanti