Tamanho da letra:

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 28. Em que consiste a exaltação de Cristo?

Resposta: A exaltação de Cristo consiste em Ele ressurgir dos mortos no terceiro dia; em subir ao Céu e estar sentado à mão direita de Deus Pai, e em vir para julgar o mundo no último dia. Ref. 1Co 15.4; Ef 1.20-21; At 17.31.

Nosso Comentáriono artigo anterior do Breve Catecismo tratou-se do Estado de Humilhação de Cristo, ou seja, da encarnação do Verbo, dos sofrimentos de Cristo, da morte e do sepultamento do Senhor Jesus Cristo. Nesta questão, o enfoque é dado no Estado de Exaltação de Cristo, que se compõe das seguintes etapas: a ressurreição de Cristo, a ascensão do Senhor, a entronização de Cristo e a Segunda Vinda do Senhor e o consequente desdobramento.

No programa divino já estava previsto que o Cristo morto e sepultado iria ressurgir dentre os mortos. Essa profecia que se encontra no Salmo 16.8-10, é citada por Pedro no seu discurso no Dia de Pentecostes, referindo-se a Cristo (At 2.31,32). Ressurreto o Senhor, esteve com os seus discípulos quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. “aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus” At 1.3. Em seguida, o Senhor ascendeu aos Céus e lá foi entronizado como rei do Universo e Senhor da Igreja: “o qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências” 1 Pe 3.22 (Veja ainda Sl 110.1; Mc.16.19; At 2.33; Rm 8.34; Ef 1.20-23; Hb 1.3). Ainda no Estado de Exaltação de Cristo está prevista a segunda vinda do Senhor para buscar a Sua Igreja e estabelecer o seu reino eterno. A segunda vinda do Senhor será uma vinda pessoal (Jesus mesmo virá), física (com o corpo que ressuscitou dentre os mortos), visível (todo o olho o verá), gloriosa (acompanhado com os anjos do Céus), e repentina. Atrelado a segunda vinda do Senhor, como consequência natural, na visão reformada, está o arrebatamento da Igreja, a ressurreição dos         mortos e o consequente juízo final (Mt 24.29-31; 25.31-56).                          

 Pr. Eudes Lopes Cavalcanti