Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 29. Como nos tornamos participantes da redenção adquirida por Cristo?

Resposta: Tornamo-nos participantes da redenção adquirida por Cristo pela eficaz aplicação dela a nós pelo Seu Santo Espírito. Ref. Jo 1.12; 3.5-6; Tt 3.5-6.

Nosso Comentário: O Evangelho está alicerçado em dois fatos históricos bem definidos: a morte e a ressurreição de Cristo. Essa mensagem de boas novas é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer. Sabemos pela Bíblia Sagrada que a culpa do pecado de Adão foi imputada a sua descendência de tal maneira que que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23).

Diz-nos ainda a Bíblia que o homem está mortos em seu delitos e pecados, completamente inabilitado para as coisas de Deus mormente no que se refere a salvação em Cristo Jesus (Ef 2.1). O texto sagrado ainda nos revela que a obra de conversão do pecador a Cristo se dá pela poderosa ação do Espirito Santo. Ele é o encarregado de gerar, mediante o Evangelho, uma nova vida no homem que está morto espiritualmente.  O texto de João 1.12,13 diz que a aplicação dos méritos de Cristo na vida do pecador é uma obra de Deus: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”. Ainda em João 3.5,6, encontramos que o novo nascimento é uma obra gerada pelo Espirito Santo. “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. Escrevendo para Tito, Paulo esclarece mais essa questão: “não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador” Tt 3.5,6. Um dos caso emblemático sobre o assunto é o de Lídia, relatado em At 16.13-15, quando se diz que Deus abriu o seu coração para crer em Cristo.

Pr. Eudes Cavalcanti