Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 32. Que bênçãos gozam nesta vida aqueles que são eficazmente chamados?

Resposta: Aqueles que são eficazmente chamados, gozam, nesta vida, da justificação, adoção e santificação, e das diversas bênçãos que acompanham estas graças ou delas procedem. Ref. Rm 8.30; Ef 1.5; 1Co 1.30.

Nosso Comentário: na pergunta 32 do Breve Catecismo a questão enfocada são as bênçãos espirituais que acompanham a fé em Cristo. Escrevendo aos efésios Paulo disse que Deus já abençoou o crente em Cristo com toda a sorte de bênçãos espirituais (Ef 1.3).

Na sua 2ª carta, Pedro corrobora as palavras de Paulo, dizendo: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo” 2 Pe 1.3.4. Detalhando a questão, as bênçãos identificadas na pergunta são: justificação, adoção e santificação. Com a sua obra redentora realizada na cruz, Cristo proporciona para os crentes a benção da justificação, ou seja, o crente é declarado justo diante de Deus, como se nunca tivesse pecado. A segunda bênção é a adoção, ou seja, Deus graciosamente resolveu adotar como filhos, com todos os privilégios que o caso requer, aqueles que creram em Cristo e, por fim, a bênção da santificação, que envolve duas áreas: a santificação posicional e a santificação experimental, sendo a primeira no momento da conversão a Cristo, quando o crente foi purificado de todo o pecado e separado para uso exclusivo de Deus, e a outra, a experimental, que se dará ao longo da vida do cristão, na medida em vive aos pés do Senhor em oração e em constante contato com a Palavra de Deus, e no engajamento na obra do Senhor. O Espirito Santo usando esses meios de graça levará o crente a esse processo constante de santificação experimental. “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. Pv 4.18    

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti