Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster


PERGUNTA 33. Que é justificação?

Resposta: Justificação é um ato da livre graça de Deus, no qual Ele perdoa todos os nossos pecados, e nos aceita como justos diante de Si, somente por causa da justiça de Cristo a nós imputada, e recebida só pela fé. Ref. Ef 1.7; 2Co 5.21; Rm 4.6; 5.18; Gl 2.16.

Nosso Comentário: na resposta à pergunta anterior do Breve Catecismo, são identificadas algumas das bênçãos que acompanham a vida daquela pessoa eficazmente chamada pelo Espirito Santo para pertencer a Cristo, dentre elas a benção da justificação.

A justificação é um livre ato da graça de Deus, no qual Ele perdoa todos os pecados da pessoa que crê em Cristo, e a aceita como justo diante de Si, graças a justiça de Cristo conseguida na cruz, que é imputada ao pecador. “o qual (Jesus Cristo) por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação” Rm 4.25. Ainda escrevendo aos Romanos Paulo disse que o crente em Cristo foi justificado pela fé. “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” Rm 5.1. Adão quando pecou atraiu sobre si e sobre a sua descendência a culpa pelo pecado cometido, bem como a corrupção da natureza humana. O homem já nasce morto em delitos e pecados e afastado de Deus. É considerado, portanto, um injusto, um ímpio. O sacrifício de Cristo na cruz do Calvário em favor do pecador satisfez plenamente a justiça divina ultrajada pelo pecado do homem. Quando Cristo morreu e ressuscitou, levando a culpa do homem, Ele, Cristo, tornou-se o justificador do seu povo diante de Deus. Os méritos conquistados por Cristo na cruz são imputados ao pecador que, arrependido, crê nele, justificando-o diante de Deus. “sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” Rm 3.24-26.                                                     

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti