Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster 

PERGUNTA 34. Que é adoção?

Resposta: Adoção é um ato de livre graça de Deus, pelo qual somos recebidos no número dos filhos de Deus, e temos direito a todos os seus privilégios. Ref. 1Jo 3.1; Jo 1.12; Rm 8.14-17.

Nosso Comentário: Outra das grandes bênçãos que Deus graciosamente concede ao crente em Cristo é a adoção. Adoção, segundo se entende do escopo geral da doutrina cristã, é a manifestação da livre graça de Deus em que Ele recebe como filhos aquelas pessoas que creem em Cristo. Nessa adoção todos os direitos de um filho natural é conferido aos filhos adotivos de Deus. “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo” Gl 4.4-7. Olhando para a carta aos Efésios, Paulo nos diz que essa adoção faz parte do programa redentor, e que ela foi planejada na eternidade: “como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” Ef 1.4,5. Escrevendo aos Romanos sobre o assunto, Paulo disse: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai... E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; ...” Rm 8.15-17. A adoção nos dá direito de herdarmos de todas as bênçãos que Deus tem reservadas para os seus. Além das bênçãos espirituais, os filhos de Deus gozam também de proteção, cuidado, livramentos e provisões da parte do Pai Celestial. Essa bênção é tão grande que João, apóstolo, disse: “Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus”. 1 Jo 3.1.                Pr. Eudes Lopes Cavalcanti