Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 36. Quais são as bênçãos que nesta vida acompanham a justificação, adoção e santificação ou delas procedem?

Resposta: As bênçãos que nesta vida acompanham a justificação, adoção e santificação, ou delas procedem, são: certeza do amor de Deus, paz de consciência, gozo no Espírito Santo, aumento de graça, e perseverança nela até ao fim. Ref. Rm 5.1-5; 14.17; Jo 1.16; Fp 1.6; 1Pe 1.5.

Nosso Comentário: Escrevendo aos Efésios, Paulo no início de sua carta, nos diz que Deus já nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef 1.3). As bênçãos identificadas na pergunta acima têm como consequências naturais, ou práticas, para a vida da Igreja de Cristo, dentre outras as seguintes coisas:

Convicção do amor dispensado por Deus a ela Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” Rm 5.8; Uma consciência purificada pelo sangue de Cristo que lhe concede tranquilidade no meio das tribulações.Ora o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” (1 Tm 1.5); Gozo ou alegria no Espirito, que é uma das partes do fruto do Espirito Santo (Gl 5.22); A abundância do favor de Deus dispensado aos Seus filhos adotivos, tratando-os com graça e misericórdia (Rm 5.20); e a perseverança na fé até ao final da vida do cristão neste mundo. Os crentes genuínos perseverarão na fé até o último dia da sua vida, pois a graça divina não o abandonará. “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” Jo 6.37.

                            Pr. Eudes Lopes Cavalcanti