Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 37. Quais são as bênçãos que os fiéis recebem de Cristo na hora da morte?

Resposta: As almas dos fiéis na hora da morte são aperfeiçoadas em santidade, e imediatamente entram na glória; e os corpos que continuam unidos a Cristo, descansam na sepultura até a ressurreição. Ref. Ap 14.13; Lc 23.43; At 7.55, 59; Fp 1.23; 1Ts 4.14; Jo 5.28-29; 14.2-3; Hb 12.22-23.

Nosso Comentário:o ser humano é uma dicotomia, compõe-se de uma parte material e outra espiritual. Por ocasião da morte física há uma separação. A parte física, o corpo é depositada na sepultura para se desfazer em pó como determinado por Deus por ocasião da entrada do pecado no mundo: Tu és pó e em pó te tornarás (Gn 3.19).

A parte espiritual, a alma chamada também de espirito é projetada na eternidade para um dos lugares determinados por Deus para elas - o paraíso (a presença de Deus), ou para um lugar afastado de Deus, o inferno, dependendo o destino eterno da pessoa da decisão que tomou em vida em relação a fé em Cristo. A pergunta e a resposta de nº 37 do Breve Catecismo tratam do destino da alma redimida, salva pelo poder do sangue de Cristo derramado na cruz. Essas almas são aperfeiçoadas em santidade e estão descansando no Céu. “Mas chegastes... à universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados”. Hb 12.22,23. “Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado” Lc 16.25. O corpo do crente em Cristo, depositado na sepultura, mesmo desfeito no pó da terra, está sob a promessa de Deus de que quando da segunda vinda de Cristo ressuscitará em glória para o gozo pleno (pessoa integral) das beatitudes do Evangelho.  Pr. Eudes L. Cavalcanti