Tamanho da letra:

Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 38. Quais são as bênçãos que os fiéis recebem de Cristo na ressurreição?

Resposta: Na ressurreição, os fiéis, sendo  ressuscitados em glória, serão publicamente reconhecidos e absolvidos no dia de juízo, e tornados perfeitamente felizes no pleno gozo de Deus por toda a eternidade. Ref. 1Co 15.43; Mt 10.32; 25.34; Sl 16.11.

Nosso Comentário: O pecado quando surgiu no cenário humano atingiu tanto a alma como o corpo do homem. Ambos sofreram o juízo divino. A alma tornou-se culpada pelo pecado de origem e o corpo que foi o instrumento da alma para pecar contra Deus sofreu o juízo da morte, ou seja, a perspectiva certa de que um dia iria morrer. “Tu és pó e em pó te hás de tornar” Gn 3.19.

No programa redentor está previsto, graças a morte sacrificial de Cristo, o perdão dos pecados e a ressurreição do corpo. Aliás, no programa geral de Deus, o homem integral (corpo e alma) sofrerá o juízo de Deus ou alcançará as benesses do Céu, dependendo o seu destino eterno da decisão tomada em relação à fé em Cristo, enquanto com vida.  Para o homem redimido, o programa redentor garante a restauração plena do seu corpo, que será similar ao corpo do Cristo ressurreto. “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” Fp 3.20,21. (Veja ainda 1 Co 15.50-54). A ressurreição do crente em Cristo ocorrerá por ocasião da segunda vinda do Senhor. Toda a Igreja de Cristo (os crentes ressurretos e os crentes vivos transformados) com corpos glorificados, será impulsionada pelo Espírito Santo para o grande encontro com o Senhor nos ares (1 Ts 4.13-18), e junto com Jesus viveremos para sempre, gozando plenamente das beatitudes do Evangelho, conforme promessa do Senhor revelada pelo apóstolo Paulo na sua primeira carta aos Coríntios (1 Co 2.9).         

  Pr. Eudes Lopes Cavalcanti