Tamanho da letra:

Comentando Atos dos Apóstolos

 Filipe e o Eunuco (At 8.26-40)

No texto em apreço, encontramos o Evangelista Filipe sendo orientado por um anjo do Senhor a deixar a obra que estava fazendo na cidade de Samaria, onde houvera uma poderosa manifestação do Espirito Santo salvando vidas e operando grandes sinais entre o povo. “E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto”. At 8.26. O relato seguinte nos diz que Filipe obedientemente a voz de Deus saiu de Samaria para a beira de uma estrada na descida de Jerusalém para Gaza, que estava deserta. Em dado momento, Filipe observou que vinha um cortejo de um alto dignitário do reino da Etiópia.

Esse etíope, provavelmente um prosélito (um gentio convertido ao judaísmo), vinha de Jerusalém onde tinha ido adorar a Deus e voltara para a sua terra, e vinha lendo o profeta Isaías. O Espirito de Deus falou a Filipe que se aproximasse daquela carruagem onde o tesoureiro de Candace, rainha dos etíopes estava. Filipe perguntou a ele se estava entendendo o que estava lendo. O eunuco pediu o auxílio de Filipe e ele lhe explicou o significado do texto de Isaías (Is 53.7,8), aplicando-o a Cristo e a Sua obra. Em dado momento o eunuco mandou parar a carruagem e perguntou a Filipe: “eis aqui agua que me impede de ser batizado?”. Filipe disse que o batismo era licito desde que ele cresse em Cristo de coração, e ele respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Depois da profissão de fé do eunuco, Filipe o batizou, e após o batismo eles se despediram e o eunuco seguiu feliz o seu caminho de volta para a África, pois tivera um encontro com Cristo. O texto sagrado termina dizendo que Filipe foi arrebatado pelo Espirito Santo e achou-se miraculosamente em Azoto, e dali foi evangelizando as cidades em direção de Cesaréia, onde se estabeleceu.               

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti