Tamanho da letra:

 Comentando o Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 43. Qual é o prefácio dos dez mandamentos?

Resposta: O prefácio dos dez mandamentos é: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". Ref. Ex 20.2.

Nosso Comentário: Antes de identificar os dez mandamentos no livro de Êxodo, Moisés o prefaceia assim: “Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”. Ex 20.1,2. Nesse prefácio, Moisés revela que foi o próprio Deus quem falou. Deus é o autor do Decálogo.

O Decálogo não é uma invenção de Moisés. Em seguida, Moisés diz o que Deus disse: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”. Nessa revelação Deus se apresenta como o Senhor, soberano, e que era o Deus de Israel, ou seja, se constituíra graciosamente como o Deus de Israel, pois tinha escolhido aquele povo para si em Abraão. Depois Deus revela que fora Ele quem tirara o povo de Israel da escravidão egípcia. Todos devem se lembrar que a escravidão egípcia e libertação do povo é relatada no início de Êxodo. Por causa de José, a família de Jacó foi para o Egito para escapar de uma fome que se abateu naquele país e em Canaã e em outras regiões. No Egito o povo prosperou e se desenvolveu abundantemente, levando os egípcios a oprimirem os judeus visando barrar o seu crescimento.  Deus puniu aos egípcios com dez pragas obrigando-os a libertarem o Seu povo. A história é relatada nos quatorze primeiros capítulos de Êxodo e a grande vitória é cantada por Moisés e Miriam no capítulo 15 de Êxodo.        

Pr. Eudes L. Cavalcanti